Ocorrências graves em P-33 nos últimos dias

O Sindipetro-NF recebeu hoje informações de que a plataforma P-33, na Bacia de Campos, passou por três ocorrências graves nos últimos dois dias. Houve uma explosão em um tanque de álcool, o rompimento da junta de expansão em uma turbo-bomba e o derretimento de um fusível.

No primeiro caso, o acidente ocorreu durante o trabalho de soldagem na planta de processo, em uma área próxima ao tanque de álcool. Havia saída de gases pelo dreno e as fagulhas da soldagem provocaram a explosão, que gerou o rompimento da tampa do tanque e grande deslocamento de ar — que derrubou os soldadores envolvidos na tarefa.

Na turbo-bomba de injeção “C”, o rompimento da junta de expansão provocou o acionamento do alarme de incêndio na praça de máquinas. O sistema de injeção estava inoperante há quatro anos devido a questões de segurança .

E o derretimento de um fusível plug ocorreu durante descarga do equipamento da Halliburton de injeção de nitrogênio nos poços, o que provocou o acionamento da ADV 03.

Assembléia a bordo

O Sindipetro-NF vai cobrar da gerência de SMS da empresa explicações sobre todos estes casos denunciados. Além disso, a entidade indica aos petroleiros a bordo da unidade a realização de uma assembleia para confirmar, coletivamente, estas e outras denúncias sobre a situação da plataforma. Este documento será utilizado pelo sindicato para acionar os órgãos fiscalizadores.