Oficial de náutica morre durante incêndio em navio da Transpetro, no Rio

O oficial de náutica da Transpetro, Rosynaldo Marques dos Santos, morreu durante incêndio em um navio petroleiro da empresa. O incêndio, segundo informações divulgadas pela Transpetro, começou por volta das 21h deste domingo  e aconteceu na casa de máquinas da embarcação, a 25 milhas náuticas (46,3 km) a leste de Maricá, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro.

Em nota, a Transpetro afirmou que o  trabalhador  morreu durante o combate ao incêndio, que foi controlado pelos 32 tripulantes a bordo, com o apoio de rebocadores deslocados para a região. O foco de incêndio foi no compartimento da casa de máquinas, distante dos tanques de carga da embarcação.

O navio Diva havia passado por manutenção no iní­cio do ano e operava normalmente no transporte de óleo diesel para abastecimento a rebocadores da Bacia de Campos. Uma comissão interna foi criada para investigar as causas do acidente. A Marinha e demais autoridades competentes foram comunicadas.

Este foi o segundo acidente fatal este mês no Sistema Petrobrás. Na quarta-feira passada, 14, o ajudante de serviços gerais, José Ricardo Rosa, 41 anos, da empresa Gramo Engenharia, contratada pela Petrobrás, morreu em acidente de trabalho no Campo de Siririzinho, interior de Sergipe. Somente em agosto, oito trabalhadores morreram em acidentes de trabalho na Petrobrás. Todos eram prestadores de serviço. São 15 óbitos desde o início do ano 309 mortes de trabalhadores em acidentes fatais na empresa desde 1995.

Um número alarmante que reflete a insegurança crônica no Sistema Petrobrás, fruto da falência de uma gestão de SMS que se preocupa muito mais com a produção e os lucros do que em zelar pela vida e saúde dos trabalhadores. A defesa da vida é o eixo principal da campanha reivindicatória dos trabalhadores do Sistema Petrobrás, cujo tema é “A vida, sim, é a nossa energia – Exploração, só de petróleo”.