Os 30 anos da tragédia de Enchova

Neste sábado, 16, se completam 30 anos da tragédia de Enchova — em 16 de agosto de 1984. Durante o 16º Congresso da Federação Única dos Petroleiros, que começa amanhã, em Natal (RN), o acidente será lembrado pelos delegados, por meio de fixação de faixas com referência à data e intervenções dos diretores do NF.

O acidente de 1984 em Enchova causou as mortes de 37 trabalhadores, deixando outros 19 feridos. Eles estavam em uma baleeira que caiu com 50 pessoas a bordo, na operação de abandono da unidade após uma grande explosão.
Um vazamento em um dos poços conectados à plataforma provocou uma explosão, seguida de incêndio prolongado e evacuação do convés. Até hoje as causas não foram confirmadas. O acidente vitimou petroleiros que estavam dentro de uma das baleeiras utilizadas para evacuação da unidade. No procedimento de saída, houve o rompimento do cabo do turco, o que provocou a queda da embarcação de abandono.
Para o coordenador geral do Sindipetro-NF, a lembrança que o sindicato faz sobre as grandes tragédias é para que os avisos cotidianos sobre a insegurança também sejam lembrados. “Toda grande tragédia é antecedida por inúmeros acidentes, e esta é a realidade em que vivemos, com avisos constantes de que a Petrobrás precisa rever a sua política de segurança”, avalia José Maria.