P-07 é notificada após inspeção da DRT e do NF

A Coordenação Regional de Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário, órgão do Ministério do Trabalho, notificou a Petrobrás para que sejam resolvidos problemas de segurança na P-07. O documento de notificação está baseado em inspeção feita em conjunto com o Sindipetro-NF, na última sexta-feira, quando embarcaram na unidade dois diretores do sindicato, Vitor Carvalho e Wilson Reis, e cinco fiscais da DRT.

Foram identificadas nove pendências que devem ser solucionadas. Todas haviam sido apontadas em relatório de problemas feito pelos trabalhadores e publicado no site do Sindipetro-NF ou pela Cipa da unidade.

Entre as pendências está a de promover reparos e pinturas nos corrimões, escadas, pisos e corredores; providenciar portas e exaustão para a “capela” de coleta de amostras; e melhorar o sistema de exaustão e verificar a manutenção dos equipamentos da cozinha.

Na quarta, 14, o Sindipetro-NF tem reunião com a DRT e a Petrobrás, no Rio, às 13h30, para tratar de pendências nas plataformas P-26 e P-31. No final do mês, no dia 29, sindicato e DRT farão inspeção na P-33.

Resultados

As inspeções do Sindipetro-NF em conjunto com a DRT são resultados da mobilização dos trabalhadores, que, estimulados pelo sindicato, passaram a enviar relatórios de pendências de segurança das suas unidades.

O primeiro indicativo neste sentido foi dado para as assembléias que decidiram pela greve de março passado. Inicialmente apenas algumas unidades enviaram os relatos, mas o número foi aumentando com a conscientização dos trabalhadores em relação à importância da atitude. Atualmente, 30 plataformas e a base de Cabiúnas mantêm suas pendências listadas no relatório disponível permanentemente no site.

Com base nestes relatórios, o Sindipetro-NF fez denúncias na DRT e o documento foi entregue em mãos ao ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em audiência da qual participou o coordenador geral do sindicato, José Maria Rangel, no dia 29 de abril deste ano.

O Sindipetro-NF continua a sua campanha para que os trabalhadores enviem novos relatórios ou a atualização dos relatos já enviados. Esta tem sido uma arma importante na luta pela segurança.