P-09 reivindica condições dignas de vivência e trabalhadores estão dispostos a fazer boicote do almoço

Nesta sexta, 6, o sindicato recebeu o documento abaixo de trabalhadores de P-09. O sindicato apoia a iniciativa e incentiva que outras plataformas discutam suas condições de vivência.

Às vésperas da sexta-feira santa, a equipe de P9 se mobiliza por melhores condições a bordo

Os trabalhadores de P9 presenciaram, pelo menos nos últimos seis meses, diversas situações que prejudicam a ambiência a bordo. Dentre estas situações podemos citar:
· Falta do fornecimento dos alimentos.
· Atraso do fornecimento dos alimentos, que consequentemente gera perda de alimentos perecíveis tais como frutas, legumes e hortaliças.
· Falta de material de limpeza.
· Baixo efetivo do pessoal de hotelaria para atender a crescente massa de trabalhadores.
· Precária condição de higiene dos banheiros coletivos devido à falta de um taifeiro dedicado aos banheiros.
· Redução da periodicidade da higienização dos camarotes (anteriormente realizadas a cada 15 dias e agora realizadas a cada 30 dias).
· Faltam de roupa de cama, toalha, sabonetes e etc.
· Cancelamento de refeições como o churrasco da quarta-feira (04) devido à falta de carne.
· Falta do tradicional Peixe para elaboração dos pratos da sexta-feira Santa.

Todas essas situações tem se tornado comum no término dos contratos de hotelaria e por isso os trabalhadores de P9 se reuniram para acabar com essa falta de compromisso de empresas que recebem uma boa quantia da Petrobras e em contrapartida não cumprem com o básico de seus contratos.
Na quarta-feira 04/04/2012 um movimento de greve de fome foi mobilizado para “boicotar” o almoço de sexta-feira e sábado (06 e 07 de Abril).
Cientes desta mobilização a gerência da unidade convocou uma vídeo conferência para ouvir o pleito dos trabalhadores. Uma comissão dos trabalhadores foi formada para expor os fatos e junto com o Geplat Matias, a Gerente Setorial Ariane Bernardo, o Gerente do Ativo Destri, o Gerente de RH Carlos Alberto entre outros assessores da gerência iniciou-se a videoconferência às 17h do dia 05 de abril.
Após exposição dos pontos relacionados acima a pauta foi resumida em três assuntos:
· Fornecimento de Rancho
· Arrumação e Limpeza
· Rouparia
Adicionalmente a gerência informou que seria enviado um contêiner de rancho extra para minimizar a insatisfação de todos a bordo e todas as outras reclamações seriam verificadas e cobradas à Contratada CIS Brasil.
Ficaram agendadas duas novas videoconferências sendo uma na segunda-feira 09 de abril pela manha para que a gerência do contrato e a contratada se posicionem quanto ao modo que irá tratar as pendências e a outra reunião na quarta-feira 11 de abril avaliar se houve ou não melhoria.

Os trabalhadores se reuniram em assembléia, a comissão expôs as ações tomadas pela gerência e os trabalhadores da Petrobras e Contratadas deliberam que:
Com 21 votos contra 11, o movimento será adiado devido à rápida resposta da gerência quanto o assunto, contudo na próxima quarta-feira dia 11/05 será realizada nova assembléia com os trabalhadores para avaliar e deliberar se o movimento será mantido.
Com 31 votos contra 1, que seria redigida esta nota para divulgação no site do SindipetroNF para que todos vejam que esta situação não pode se manter.

Os trabalhadores estão dando um voto de confiança aos responsáveis por esta situação e esperam que tudo seja resolvido da melhor maneira. Além disso, esperamos comprometimento dos responsáveis para que isto não se torne cíclico.