NF é contra hibernação de P-10

A diretoria do Sindipetro-NF participou de uma reunião ontem, 19, com a Petrobras e foi informada da intenção da empresa em colocar P-10 em hibernação em no máximo 60 dias.

O Sindipetro-NF reafirmou na reunião sua posição que considera equivocada a saída da Petrobrás da área de perfuração e que dentro de uma visão estratégica, a Cia perderá com essa decisão de parada da operação de sondas próprias. O que avalia como um erro irreparável.

Também foi colocado pelo sindicato a garantia da manutenção dos trabalhadores em seus regimes de trabalho e dos postos de trabalho da Perbras. A Petrobrás informou que tem propostas para manter seu pessoal próprio na UO-BC, UO-Rio e CPM. Em relação à Perbras, foi informado que o contrato termina em setembro e que o novo contrato reduzirá esses postos de trabalho. Os trabalhadores já foram informados dessa situação pela Cia.

P-23

Em julho, o NF recebeu a informação que a Petrobrás pretendia parar as sondas próprias de perfuração de poços. A primeira delas foi a P-23, única que possui um sistema de posicionamento dinâmico e que já está na costa da Bacia de Campos, aguardando destino para o estaleiro.

Hibernação é a manutenção das plataformas em estaleiros com uma equipe mínima para sua manutenção.Essa é mais uma das medidas para corte de custos do novo Plano de Negócios e Gestão.

O sindicato e a FUP vão continuar a defesa para que esses trabalhadores não sejam penalizados pelo equivoco dessa decisão.

Greve

A pauta política entregue pela FUP à empresa e ao governo, e até agora não respondida pela Petrobras, tem como uma das principais bandeiras mudar o Plano de Negócios que é o grande responsável por medidas como essa. A greve do dia 24 mostrou que a categoria está disposta a defender a empresa e vai construir uma greve maior ainda se for preciso.