P-12 decide boicotar ceias e fazer greve de fome, por tempo indeterminado, para protestar contra condições de alimentação e hotelaria

O sindicato recebeu ata da P-12, com vinte e três assinaturas, que decide boicotar ceias de fim de ano e realizar greve de fome, por tempo indeterminado, contra as péssimas condições de alimentação e hotelaria na plataforma. Os trabalhadores já haviam alertado a gestão da plataforma sobre os problemas desde julho mas segundo o relato nada foi modificado.

O sindicato apoia o protesto e vai cobrar da empresa os problemas apontados e dar andamento a denuncia sobre acomodações. É a segunda plataforma a responder com greve os descasos com a alimentação e higiene e a nova forma de tratar os cardápios na bacia de campos. A P-51 fez greve de fome em novembro de 2013 pelos mesmos motivos.

Leia a integra:

Em reunião realizada às 19 horas do dia 23 de dezembro de 2013, na sala de cinema da P-12, os trabalhadores decidiram que:

Sobre alimentação:
– Iremos boicotar as ceias de Natal e Ano Novo;
– Iremos realizar Greve de fome por tempo indeterminado a partir da Publicação dessa nota no site do Sindipetro-NF
– Exigimos a substituição imediata da comissária (nome foi ocultado por regra de comunicação do sindicato)
– Exigimos o cumprimento pela Petrobras da cláusula 118 do ACT 2013, que diz que a refeição deve respeitar CULTURA (coisa básica como batata frita, ovo frito, etc…)
Desde que a empresa DENADAI assumiu o contrato da hotelaria da P-12 em Junho de 2013 temos constantes problemas. Péssimas condições de limpeza no casario, péssima qualidade dos produtos alimentares enviados para a plataforma (ao ser realizada vistoria dos itens recebidos, foi constatado que carnes identificadas como Alcatra eram na verdade carnes de qualidade inferior), falta de alimentos nos pontos de lanche, etc…
No dia 20 de julho de 2013 uma reunião foi realizada e uma ATA elaborada e encaminhada para a gerência de P-12 solicitando a melhoria de todas essas condições, cinco meses depois nada mudou, poucas opções de comida, de lanche, sobremesa, e refeições que não respeitam nossa cultura alimentar.
Sobre acomodações:
Em decorrência de uma obra realizada no casario os trabalhadores de turno foram desmobilizados de seus camarotes para módulos de acomodações externos e descobriram as péssimas condições dos mesmos: ambiente com forte odor de mofo, vazamento de água de ar condicionado dentro do módulo, péssimas condições de higiene, roupas de cama rasgadas e péssimos colchões.
Solicitamos avaliação das condições desses módulos por representantes do sindicato, para caso sejam constatadas as precárias condições haja a interdição desses módulos e redução do efetivo a bordo até a adequação dos mesmos às mínimas condições de higiene e saúde.

Petroleiros de P-12 – 23 assinaturas