P-23 ficou à deriva nesta segunda, 3 [atualizada]

A plataforma P-23 ficou duas vezes à deriva na segunda, 3, em razão de panes em seu sistema de posicionamento (trusters). Houve um princípio de incêndio nos equipamentos de alimentação elétrica deste sistema, que aconteceu por volta das 15h. Não há informações precisas sobre o tempo em que a plataforma se manteve nesta condição, mas a emergência durou pelo menos duas horas.

O sistema de posicionamento entrou em pane durante uma operação de quebra de hidrato no poço 7-MLS-31H-RJS. Houve blackout com perda total dos propulsores. Os trabalhadores a bordo fecharam todas as válvulas e depois desconectaram o poço deixando em condições totalmente seguras e sem vazamentos de fluidos. Os barcos de emergência chegaram a ser acionados, mas não foi necessário passar cabos para prender a unidade, porque o posicionamento foi retomado.

O Sindipetro-NF será representado na comissão de investigação do caso pelo diretor Antônio Alves.

[Atualizado às 10:30 de 05/08/15 para correção. Diferentemente do que noticiado inicialmente, o sindicato foi informado sobre o caso pela gerência de SMS da Petrobrás, não pelos trabalhadores. Também diferente do que foi publicado originalmente, ainda não é possível afirmar que o tempo de deriva tenha sido de 20 minutos]