P-33: após matéria no site empresa passa sua versão do acidente

O Sindipetro-NF  publicou em seu site ontem, 25, uma denúncia de incêndio na P-33 com informações repassadas pela categoria. A empresa foi contactada mas se limitou a negar as informações . Só após a veiculação da matéria, que a Petrobrás entrou em contato com o sindicato solicitando a publicação de sua versão.

De acordo com o SMS da UO-BC os fatos seguiram a seguinte ordem cronológica:

Apareceu uma fumaça preta na descarga do gerador que foi carregada para o casario em função do vento.  Alguns trabalhadores que assistiam um jogo no casario ficaram assustados por não identificarem a origem da fumaça e comunicaram aos operadores.

O alarme manual de incêndio foi acionado pelos operadores que ainda não tinham identificado a origem da fumaça, assim como o plano de emergência.

Ao identificar o problema, foi feita a substituição do gerador que estava com defeito por um outro e,  durante a mudança, a plataforma ficou sem energia elétrica (apagão) por um período que não sabem precisar.

Ao averiguar o caso, o Geplat informou a todos os fatos ocorridos ainda de ponto de reunião

O SMS da empresa afirma que não houve incêndio e que não teve nenhum sensor “bypassado”.

A diretoria do Sindipetro-NF questiona a cultura de subnotificação que acidentes que  gera a descrença na gestão da empresa e reafirma que para o sindicato a informação repassada pela categoria é de grande importância. A empresa deve rever sua postura de demora no repasse das informações para o sindicato.

“Continuaremos a denunciar e a informar a sociedade sempre que ocorrer qualquer tipo de acidente. A empresa se negou a repassar informações e só o fez depois de pressionada pela matéria publicada em nosso site” – conclui o Coordenador do Departamento de Saúde, Sergio Borges.