P-40 faz Moção de Repúdio ao atraso de voos para as Plataformas da Petrobrás

Nós trabalhadores embarcados de  P-40, estamos indignados com os frequentes  atrasos  de vôos  que ocorrem sempre e que nas últimas semanas aumentaram de 1 (um) para até (cinco) dias.  As únicas  informações  oficiais recebidas  até o momento  (31/10/2011) foram que as condições meteorológicas adversas e a  pane elétrica no aeroporto de Macaé no dia 28/10/2011, estão  impedindo a normalização do transporte aéreo, além disso, o mais preocupante é a quantidade de incidentes ocorridos, pois o número de cancelamentos  devido à pane de aeronave aumentou substancialmente, caracterizando cenário  previsível de caos, instaurado.

A percepção quando no aeroporto em Macaé é que  o caos aéreo não poderia estar ocorrendo  não  poderia estar ocorrendo devido  à pane  grande quantidade de aeronaves estacionadas  em frente. aos  hangares. lsso  acontece mesmo com as condições  climáticas aparentemente ótimas. Agora  vamos aos porquês;  Falta de manutenção? Greve dos pilotos? . Quantidade insuficiente  de  pilotos? Planejamento incompetente  de uso das aeronaves? Greve  de funcionários?  Operação padrão do apoio  aéreo? Os porquês seriam  infinitos e não se chegaria a concluir nada, porque a  informação real não aparece como deveria.

Somente nos resta como única certeza que a ambiência a bordo está muito ruim com trabalhadores tensos, inseguros quanto ao dia de retorno para  sua família, pois  os atrasos refletem na vida de, todos os embarcados e seus familiares era terra.  E aqueles  trabalhadores terceirizados  que embarcam regime 1×1 e folgam 14 (quatorze) dias? Será que eles recebem compensações? Será  que uma pessoa tolhida  involuntariamente de sua convivência e sem ter nenhuma compensação por estar trabalhando ao Invés de 14 dias, 15, 16, 17, 18 dias, está em condições para o trabalho offshore?  O  entendimento é que não! Temos  tantas certificações e normas, fala- se em SA 8000, NR-30 e tantas  outras que regulam  o  trabalho e o  bem estar do TRABALHADOR OFFSHORE.  Onde estão as aplicações práticas  Onde está a segurança? Onde está a aplicação do SMS? Que até a presente data e com a recorrência do evento (atrasos de vôos) não  tomou  nenhuma  posição enérgica  para. mitigar os fatos que já acontecem há bastante tempo e no ano de 2011 só aumentou.

Contudo ocorreram situações que nos deixam  ainda mais desconfortáveis como exemplo:  Um  vôo de comitiva do Conama, que veio e voltou exatamente como foi  planejado na data e horário. No retorno deste, a aeronave  veio  somente com os tripulantes e retornou com apenas mais quatro  pessoas da comitiva
No dia 24/08/2011, já durante este caos aéreo que contribuiu para o último acidente de queda de aeronave (19/08), embarcou em P-40 uma equipe de contingência da Petrobras  em função de mobilizações indicadas pela FUP, para  o dia 25/08, no entanto se esqueceram, de ler o indlcativo  corretamente, pois a nossa mobilização já tinha acontecido no dia  22/08, demonstrando qual é a real prioridade da empresa.

Este desabafo dos trabalhadores de P- 40 tem como premissa básica a segurança. Pois dá forma que esta ocorrendo, a cada dia aumenta o risco  de incidentes e acidentes. Trabalhadores  estão cansados após  cumprir a jornada  de trabalho exaustivo, e com as mentes voltadas para o convívio com seus familiares,  seus compromissos  adiados ou  interrompidos, ou  seja, sua. VIDA PESSOAL.

Trabalhador mantido a bordo  tem que  voltar as suas  atividades  sem  descansar  o suficiente, e sem perspectiva, pois a certeza  do bom, planejamento  de voos não  existe. Exigimos ainda  uma maior presença e atuação do  nosso Sindicato nos aeroportos  para que esta realidade de caos aéreo e descaso com os  trabalhadores embarcados sejam sanados  e ainda se possível  externada  para a mídia, chamando assim a opinião pública para o debate das condições do trabalho Offshore.”

Trabalhadores   Embarcados na P-40.