P-50 com problemas no tratamento de esgoto e no combate a incêndio

O Sindipetro-NF recebeu de trabalhadores da plataforma P-50, na Bacia de Campos, denúncia de que pendências importantes de segurança, meio ambiente e saúde continuam sem solução na unidade. Os casos mais graves envolvem as áreas de tratamento de esgoto e de combate a incêndio.

Como tem registrado a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o Sistema Sewage, que trata o esgoto da plataforma, tem sofrido interrupções constantes, o que provoca o descarte eventual de água negra no mar e, com mais frequencia, o descarte de água cinza.

De acordo com o diretor do Sindipetro-NF, Luiz Carlos Mendonça, o Meio Quilo, que está acompanhando a situação da unidade, há risco biológico e descumprimento da NR-24.

No caso do combate a incêndio, o sistema está com quatro canhões fora de operação, infringindo a NR-23.

O NF também recebeu de trabalhadores a informação de que a plataforma está passando hoje por inspeção da Marinha, que deveria ter acompanhamento do sindicato, como prevê o Acordo Coletivo para o caso de fiscalizações oficiais. Mas a entidade não foi comunicada pela Petrobrás.

O sindicato vai se manter na cobrança de resolução dos problemas, encaminhar as denúncias para os órgãos fiscalizadores e estará presente na próxima reunião de Cipa da unidade.

A P-50 é a plataforma símbolo da autossuficiência do petróleo no Brasil, patamar atingido quando a unidade entrou em operação, em 2006.