P-54: Mais um caso de punição arbitrária e NF indica Operação Padrão

O Sindipetro-NF recebeu hoje, dos petroleiros da plataforma P-54, documento que relata um caso de arbitrariedade na punição a um trabalhador. A entidade orienta que os petroleiros realizem assembleia a bordo para avaliação de indicativo de início de Operação Padrão permanente, como está em curso na P-31 por motivo semelhante.

Os trabalhadores descrevem o ato abusivo da gerência contra um operador remoto, que por uma falha altamente justificável e incomum em sua carreira, acionou por curto tempo um equipamento que não deveria. Em razão disso, foi aplicada ao trabalhador uma suspensão de cinco dias.

A punição revoltou os colegas da plataforma, que testemunharam a competência profissional do colega punido e o exagero autoritário da gerência.

Além de indicar a Operação Padrão na plataforma e em todas as demais onde estão ocorrendo perseguições, atos arbitrários e práticas antissindicais na Bacia de Campos — além de P-54 e P-31, há relatos também sobre ocorrências na P-43 e na P-56 — o sindicato exige da Petrobrás a imediata retirada das punições abusivas em todas as unidades denunciadas.