Painel discute utilização das redes sociais da internet pelo movimento sindical

Painel de debate sobre a utilização das mídias sociais pelos sindicatos e movimentos da sociedade reuniu neste sábado, no XV Congresso Nacional dos Petroleiros (Confup), os jornalistas Altamiro Borges, Juan Pessoa e Anselmo Massad.

Blogueiros e ativistas das lutas pela democratização da comunicação, os participantes destacaram que a utilização de redes sociais como o twitter e o facebook, além dos blogs, é uma extensão do trabalho da formação das redes reais de contatos interpessoais, como tradicionalmente fazem os movimentos sociais.

Borges, fundador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, afirmou que os movimentos populares não podem ter ilusões em relação à mídia tradicional, precisam fortalecer as iniciativas que buscam a democratização da comunicação e, ainda, utilizar com eficiência os seus próprios veículos.

Jornalista que atuou na campanha do presidente do Peru, Ollanta Humala, recentemente eleito, Pessoa lembrou que o conceito de rede é antigo, e que as novas mídias podem se somar às formas tradicionais de articulação dos movimentos sociais. Na campanha peruana, ele trabalhou na equipe que administrou as redes sociais na internet do candidato vitorioso.

Massad, editor da Rede Brasil Atual, destacou que além de usuários dos meios tradicionais de comunicação, os sindicalistas devem se tornar, também, ativistas digitais, com a criação dos seus blogs e perfis pessoais. Sua proposta é a de que as entidades não limitem a comunicação ao seu caráter institucional, mas que associem o conteúdo oficial com a rapidez e a espontaneidade das redes sociais.