Palestra “Interdições e Autuações na Bacia de Campos” marca passagem dos 11 anos do acidente com a P-36

O Sindipetro-NF está promovendo na noite dessa quarta,14,a palestra “Interdições e Autuações na Bacia de Campos – caminhos para que uma nova P-36 não aconteça”. A cerimônia de abertura contou com a presença do Coordenador Geral do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, o ex-diretor de Saúde e Segurança do sindicato, Luiz César Nascimento e a representante das viúvas, Luzineide Maria de Santana Lima.

Luiz Nascimento falou da dificuldade de relembrar essa data e da necessidade de fazê-lo. “Vemos o Brasil avançar em várias áreas, mas infelizmente na área de saúde e segurança mudou pouco. Eventos como esse são importantes para alertar a todos sobre a importância da segurança e de se cobrar melhorias na área para as empresas”

“Para as famílias não é nada confortável estar aqui hoje, o que nos conforta é que assim não deixamos esse acidente cair no esquecimento” – a firmou a viúva Luzineide de Santana Lima. Ela disse que concorda com Luiz Cesar, quando ele diz que não acredita que a postura das gerências irá mudar. “A ganância da empresa é tanta que ele esquece que por trás dos trabalhadores existem vidas e famílias”. Em seguida, muito emocionada, Marilena de Souza, leu uma poesia feita para a data.

O Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, vê como missão a luta por melhoria na área de segurança, para ele ainda falta caminhar muito para resolver os problemas na área. “Nosso desafio é dar um passo a cada dia, para conseguir mudar essa realidade. Um exemplo é que, quando falávamos em interdição ninguém acreditava, hoje conseguimos mudar essa realidade e 13 plataformas já foram interditadas. Vemos que estamos no caminho certo quando uma diretora geral da ANP, Magda Chambriard, cita o Sindipetro-NF como referência na luta por melhorias na área de saúde e segurança” – afirmou.

Após a abertura, representante da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), Carlos Alberto Mattos Saliba, fez uma exposição de como o Ministério do Trabalho atua, passou um histórico dos acidentes no setor petróleo, fez uma análise das perspectivas do pré sal e do anexo 2 da NR-30.