Palestras da Escola de Redução de Danos serão abertas à categoria no Sindipetro-NF

A Escola de Redução de Danos, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Macaé, está realizando encontros semanais no auditório do Sindipetro-NF, em Macaé, com participação aberta à categoria petroleira e aos inscritos. As palestras acontecem sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h30, e oferecem uma abordagem educativa e prática sobre estratégias de minimização dos danos pelo uso de drogas.

A coordenação do projeto é de responsabilidade da Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de formar alunos em temas essenciais relacionados à redução de danos.

 

Palestra de 2 de outubro

No dia 2 de outubro, uma palestra será conduzida por Pedro Aguiar, Redutor de Danos de São Gonçalo, com o tema “Práticas de Redução de Danos no Uso de SPA’s (Substâncias Psicoativas)”. Pedro abordará estratégias para minimizar os riscos associados ao consumo dessas substâncias, destacando a importância da educação sobre o uso responsável, prevenção de overdoses e promoção da saúde.

 

O que é Redução de Danos?

A redução de danos consiste em um conjunto de estratégias que têm como foco minimizar os efeitos prejudiciais do uso de drogas, sem exigir necessariamente a abstinência. Entre as práticas adotadas estão:

  • Educação sobre os riscos associados ao consumo de drogas;
  • Prevenção de overdoses;
  • Promoção de estilos de vida saudáveis;
  • Orientação para a abstinência;
  • Acesso a serviços de atenção médica, psicológica e social.

 

Programação das próximas palestras

09/10 : “Relações de Trabalho e Saúde Mental”, com Luciana Gomes, professora da Fiocruz;
16/10 : “Abordagem sobre os transtornos psiquiátricos”, com a psiquiatra Daniela Bitencourt;
23/10 : “Ética e Redução de Danos”, com Cristina Brites, professora do curso de Serviço Social da UFF;
30/10 : “Criminologia Crítica”, com a assistente social Yonara Fernandes.

A  iniciativa é conscientizar e educar tanto a comunidade quanto os participantes inscritos sobre a importância de práticas de redução de danos para uma sociedade mais segura e saudável.