Para pesquisador, esquerda precisa compreender melhor eleitorado evangélico

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Postada nas redes sociais do Sindipetro-NF no último sábado, a edição 16 do programa Questão de Base traz entrevista com cientista social Roberto Dutra, professor do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Ele aborda a relação das esquerdas com o eleitorado evangélico, demonstrando como nem sempre a valorização do indivíduo é bem compreendida por movimentos políticos referenciados pela noção de classe social.

Ele identifica a existência do que tem sido chamado “liberalismo popular”, que não se confunde com o neoliberalismo, mas valoriza as iniciativas individuais que buscam melhorias de qualidade de vida, com ênfase no esforço pessoal e no empreendedorismo, comportamento que costuma não ser bem assimilado pela noção mais coletivista dos movimentos de esquerda, o que dificulta a aproximação com este público.

Ainda de acordo com o professor, pesquisas mostram que não há uma relação direta de representação da população evangélica pelas chamadas bancadas evangélicas.

“Não há uma correspondência direta entre o comportamento dos parlamentares evangélicos e os diferentes segmentos de fiéis e eleitores evangélicos. O comportamento político dos parlamentares evangélicos obedece a uma lógica de leituras de chances de poder, como acontece com todo comportamento político profissional. O uso das pautas conservadoras, das pautas morais, como tem sido feito cada vez mais forte nos últimos tempos, é uma estratégia dos parlamentares evangélicos, e alguns até católicos também, de apostar em um conservadorismo evangélico popular”, afirma.

Os programas podem ser acompanhados no Youtube e no Facebook pela #questãodebase.

Confira abaixo as edições veiculadas:

Programa #16
Tema: A relação entre esquerda e eleitorado evangélico
Entrevistado: Roberto Dutra – Professor da UENF
Doutor em Sociologia pela Humboldt Universität, de Berlin, Roberto Dutra é professor do Laboratório de Gestão e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Nesta conversa, ele aborda a relação das esquerdas com o eleitorado evangélico, demonstrando como nem sempre a valorização do indivíduo é bem compreendida por movimentos políticos mais referenciados pela noção de classe social.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1412195955500893/

————————————————————————–

Programa #15
Tema: A militância segundo Letícia Sabatella
Entrevistada: Letícia Sabatella – Atriz e cantora
Letícia Sabatella é atriz e cantora que tem a sua trajetória marcada pela militância social. Para ela, não faz sentido viver apenas em busca de satisfação pessoal ou dos familiares mais próximos. O comportamento ético impõe um compromisso com as causas coletivas. Nesta entrevista, ela denuncia o agronegócio e o descaso com a demarcação das terras indígenas no Brasil.
Assistir: https://www.facebook.com/sindipetronf/videos/1382970361756786/

————————————————————————–

Programa #14
Tema: A conjuntura política brasileira
Entrevistado: George Gomes Coutinho – Professor da UFF
Professor de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense, George Gomes Coutinho atua em pesquisas sobre democracia, globalização e teoria política e social brasileira. Nesta conversa, ele aborda o quadro político do país e avalia que a tendência de polarização entre as forças políticas será mantida, em um cenário de proeminência do capital financeiro na cobrança por reformas que mantenham os seus ganhos.
Assistir: https://www.facebook.com/sindipetronf/videos/1370928092961013/

————————————————————————–

Programa #13
Tema: A força do racismo no Brasil e o seu combate
Entrevistada: Maria Clareth Gonçalves Reis – Professora da UENF
Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Maria Clareth Gonçalves Reis, coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Uenf, que realiza pesquisas em temas como relações étnico-raciais, identidade negra e educação escolar quilombola. Nessa entrevista, ela expõe o modo como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira e como tem sido danosos os recuos em políticas públicas para o seu combate.
Assistir: https://www.facebook.com/sindipetronf/videos/1355385797848576/

————————————————————————–

Programa #12
Tema: Cenário atual e debates sobre a questão de gênero
Entrevistada: Sana Gimenes Alvarenga Domingues – Professora do Curso de Direito do Uniflu
Sana Gimenes é advogada, professora e socióloga, doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Suas pesquisas envolvem estudos de gênero, direitos humanos e cidadania. Nesta entrevista, ela conversa sobre os debates atuais sobre o feminismo e aborda o modo como, até mesmo entre movimentos sociais e de esquerda, a questão de gênero não é devidamente priorizada.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1338055969581559/

————————————————————————–

Programa #11
Tema: As muitas formas de envelhecer no Brasil
Entrevistado: Carlos Eugênio Soares – Professor da UFF
Doutor em Sociologia pela UFRJ, o professor da Universidade Federal Fluminense, Carlos Eugênio Soares, conversa neste programa sobre o idoso no Brasil, tema de suas pesquisas que envolvem questões socioantropológicas sobre o envelhecimento humano. Para ele, ainda há muito a conhecer sobre este segmento da população, que não pode ser compreendido fora de recortes como os de classe, gênero ou raça.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1321014191285737/

————————————————————————–

Programa #10
Tema: Desmonte da proteção social no Brasil
Entrevistado: Miguel Rossetto – Ex-ministro da Previdência Social
O ex-ministro doTrabalho, Emprego e Previdência, Miguel Rosseto, que comandou a pasta governo Dilma Rousseff, afirma nesta entrevista ao Questão de Base que não existe rombo na Previdência. Ele também firma que as mudanças que pretendia fazer na área eram muito diferentes das propostas atualmente, mais centradas no aumento da arrecadação do que no corte de direitos dos trabalhadores.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1309748675745622/

————————————————————————–

Programa #09
Tema: Pertencimento de Classe e combate ao machismo
Entrevistada: Guiomar Valdez – Professora aposentada do IFF
Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com especializações em História Moderna e Contemporânea e em História do Brasil, a professora Guiomar Valdez conversa neste programa sobre a relação entre as lutas feministas e a consciência de pertencimento à classe trabalhadora. Militante de movimentos sociais, ela argumenta que o combate ao machismo também deve passar pelo combate ao capitalismo.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1288933667827123/

————————————————————————–

Programa #08
Tema: Petrobrás privatizada aos pedaços
Entrevistado: Roberto Moraes – Professor do IFF
Professor e engenheiro do Instituto Federal Fluminense e pesquisador do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ, Roberto Moraes se dedica ao estudo dos arranjos da cadeia produtiva do petróleo. Neste programa, ele conversa sobre o processo de venda de ativos da Petrobrás, denunciado por sindicalistas como sendo, na prática, uma privatização aos pedaços.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1270867942967029/

————————————————————————–

Programa #07
Tema: O discurso parcial da imprensa
Entrevistado: Sérgio Arruda de Moura – Professor da UENF
Professor e pesquisador do Centro de Ciências do Homem, da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Sérgio Arruda de Moura conversa nessa entrevista sobre impossibilidade de isenção no conteúdo da imprensa. Especialista em análise do discurso na literatura e no jornalismo, ele critica o modo como a mídia brasileira não admite a sua parcialidade, especialmente na cobertura política.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1203586843028473/

————————————————————————–

Programa #06
Tema: Raízes do autoritarismo brasileiro
Entrevistado: José Luis Vianna da Cruz – Professor da UFF
José Luis Vianna da Cruz é sociólogo, professor da Universidade Federal Fluminense, e conversa nesta entrevista sobre as raízes do autoritarismo brasileiro. O pesquisador fala sobre o modo como traços violentos da cultura do país têm relação com a nossa formação histórica e impactam na política, no mundo do trabalho e nos costumes.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1183097668410724/

————————————————————————–

Programa #05
Tema: Impactos da Nanotecnologia
Entrevistado: Paulo Roberto Martins – Coordenador da Renanosoma
Doutor em ciências sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, Paulo Roberto Martins é coordenador da Rede de Pesquisa em Nanotecnologia, sociedade e meio ambiente. Nesta entrevista, ele fala sobre como os reais impactos da tecnologia nano ainda são desconhecidos e sobre a falta de recursos para a pesquisa na área.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1166275630092928/

————————————————————————–

Programa #04
Tema: Militância nas redes sociais
Entrevistada: Maria Goretti Nagime – Advogada e professora
Maria Goretti Nagime é uma advogada e professora, mestranda em Sociologia Política, que ganhou visibilidade pelo modo como usa seu perfil no Facebook para discutir a conjuntura do País. Nesta conversa ela fala sobre essa forma horizontal de participação na vida pública e defende que o Brasil vive um período de exceção, que será reconhecido pela história como golpe.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1152695121450979/

————————————————————————–

Programa #03
Tema: Exposição e riscos do benzeno
Entrevistada: Arline Sydneia Abel Arcuri – Doutora em ciências pela USP
Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo, Arline Sydneia Abel Arcuri, tem se dedicado a pesquisas sobre os impactos de agentes químicos na saúde dos trabalhadores e no meio ambiente. Neste programa, ela conversa sobre a exposição e os danos do benzeno, presente na cadeia produtiva do petróleo e em diversos outros ambientes de trabalho.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1136221889764969/

————————————————————————–

Programa #02
Tema: O futuro da esquerda
Entrevistado: Leonardo Boff – Teólogo, filósofo e escritor
Teólogo, filósofo e escritor, Leonardo Boff é uma das principais referências dos humanistas brasileiros e de dezenas de outros países que publicam suas obras. Neste programa, ele conversa sobre o futuro das esquerdas e dos movimentos sociais, em tempos de retomada de teses conservadoras na política, nos costumes e na religião.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1126963577357467/

————————————————————————–

Programa #01
Tema: Medicina em Cuba
Entrevistada: Beatriz Silva do Nascimento – Estudante brasileira de medicina em Cuba
Beatriz Silva do Nascimento é uma universitária brasileira em Cuba. Integrante de um programa do MST que envia assentados para a Escola Latino Americana de Medicina, ela conversa neste programa sobre a formação humanística dos médicos no país, treinados desde cedo para estarem mais próximos da população.
Assistir: https://business.facebook.com/sindipetronf/videos/1112340122153146/