Parada parcialmente produção na P-53 por pressão dos trabalhadores na quinta, 30

Na tarde de ontem, 30, voltou a vazar gás pelo tanque de expansão de água de resfriamento em P-53. Por pressão dos trabalhadores e do diretor do Sindipetro-NF a bordo, Vitor Pádua, a produção foi parada parcialmente por volta das 18 horas, deixando apenas dois poços surgentes em funcionamento. Os poços parados só voltarão a produzir após o término do serviço de reparo nos permutadores.

Há pelo menos três meses, o sistema de água de resfriamento da unidade vem operando com elevado teor de água salgada. Em virtude da corrosão acelerada pela água do mar, os tubos dos permutadores de gás apresentam vazamentos constantes, contaminando com gás o sistema de água de resfriamento.

Na sexta, 24, novamente o permutador A apresentou vazamento e o gás migrou para o sistema de água de resfriamento. Dessa vez com vazão bem mais alta e, mesmo assim, durante três dias a gerência manteve a plataforma operando com atmosfera explosiva no topo dos tanques e com mangueiras para desviar esse gás para uma área mais ventilada. Até que na madrugada da segunda, 27, com o fim de um reparo no permutador B, que estava parado, o problema foi provisoriamente sanado.

Os trabalhadores se organizaram na assembléia do domingo, 26 e em reunião com a gerência na manhã seguinte pressionaram para dar fim aquele risco freqüente na unidade.

O sindicato convoca os trabalhadores para realização de uma nova assembleia para discutir a situação da unidade, amanhã (01), por conta da troca de turma que será realizada hoje, (31).

Os trabalhadores devem relacionar todos os problemas de segurança da unidade, incluindo o erro no projeto do heliponto que torna muito arriscadas as operações com aeronaves. O sindicato questiona a providencia adotada pela empresa de manter um barco, caríssimo, para reposicionar a plataforma durante as operações, e não providenciar a alteração do projeto.