Parente e Mishell querem produzir nova P-36

Nestes primeiros dois meses de 2017, a categoria petroleira tem assistido com grande apreensão e indignação a recorrência de casos de acidentes com trabalhadores nas instalações da Petrobrás. Na Bacia de Campos, as últimas semanas têm sido de vazamentos e acidentes nas áreas operacionais, um deles envolvendo um helicóptero, que tombou no heliponto da P-37. Na Bacia de Santos, houve uma morte.

O site do Sindipetro-NF e o boletim Nascente registraram, até o início da manhã de hoje, pelo menos 15 notícias sobre acidentes ou problemas de ambiência que colocam em risco a segurança no trabalho, somente a partir de 1º de janeiro deste ano (confira fatos e links abaixo).

Para o coordenador geral do Sindipetro-NF, Marcos Breda, há uma relação direta entre a gestão Mishell/Parente e a recorrência dos casos de acidentes. “Está acontecendo, como fruto dessa política irresponsável e assassina, uma redução drástica do efetivo e a aceleração do desmonte da Petrobrás. Estamos na iminência de uma grande tragédia, uma nova P-36”, denuncia Breda.

O movimento sindical petroleiro têm resistido a esta política da gestão, tanto na luta contra a insegurança do trabalho quanto no combate ao desmonte da companhia. Nos últimos anos, em razão do aprendizado doloroso da categoria com os grandes acidentes, os movimentos reivindicatórios passaram a priorizar a área de saúde e segurança, o que se refletiu em conquistas no ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) que os trabalhadores lutam para terem respeitadas.

Trabalhadores têm propostas

Contra o desmonte da empresa, os trabalhadores amadureceram um conjunto de propostas, na chamada Pauta pelo Brasil, que comprovam que o caminho da Petrobrás é o do fortalecimento da indústria nacional e da recuperação da sua operação em toda a cadeia produtiva — exatamente o contrário do que faz a dupla entreguista Mishell/Parente.

Para Breda, a degradação das condições de trabalho e a dilapidação do patrimônio público são expressões típicas do neoliberalismo. “No caso atual do Brasil, estas políticas fazem parte do golpe em curso, uma espécie de golpe dentro do golpe, onde um governo ilegítimo utiliza de todos os meios possíveis para desmontar avanços recentes que levavam o país para o sentido oposto, de aumento de direitos e de fortalecimento da economia nacional”, afirma o coordenador do NF.

Notícias sobre casos de acidentes no site do NF desde 1º de janeiro

GESTÃO DA INSEGURANÇA ATACA P-20 E ARRISCA VIDA DE PETROLEIROS A BORDO

Quarta, 01 Março 2017 19:52

INSEGURANÇA DE VOO: AERONAVE TOMBA AO POUSAR NO HELIPONTO DE P-37

Quarta, 01 Março 2017 15:57

ROMPIMENTO DE DUTO NA P-19 PROVOCA VAZAMENTO DE ÓLEO NO MAR

Quinta, 23 Fevereiro 2017 18:02

PETROBRÁS MATA TRABALHADOR E DEPOIS CULPA O MORTO!

Quarta, 22 Fevereiro 2017 14:59

Terça, 10 Janeiro 2017 13:44

TRABALHADORES DE P-35 ESTÃO HÁ TRÊS DIAS TOMANDO BANHO DE ÁGUA OLEOSA

Sexta, 06 Janeiro 2017 13:45

[Foto: Helicóptero tombado no heliponto da plataforma P-37, na Bacia de Campos, em acidente do dia 1º de março]

Atualizado às 17:56 de 08/03/17 para correção de informação. Diferentemente do que foi publicado inicialmente, houve uma morte no setor petróleo neste ano, e não duas.