O Sindipetro-NF participou nesta semana, em mesas de debates na quarta-feira (08) e na quinta-feira (09), da Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica (SAEM 2025), organizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Cabo Frio. O sindicato contribuiu com o evento nas abordagens sobre “Saúde mental do trabalhador e exposição a agentes químicos” e “As Normas Regulamentadoras da Atividade do Petróleo e Gás: entendendo a NR-37 e a NR-01 com o Sindipetro-NF”.
Para o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, o evento é uma oportunidade de diálogo com estudantes, professores e profissionais da área sobre o trabalho sindical na defesa da segurança no trabalho e da saúde do trabalhador.
“Estivemos aqui falando com o pessoal da graduação da importância da segurança no trabalho, da importância do sindicato dentro dessa luta por mais segurança do trabalhador e da trabalhadora, e como toda essa história se desenvolveu, e a necessidade de cada estudante, de cada trabalhador, ter a noção de que quando há um acidente, quem é vitimado é o trabalhador, é a trabalhadora, quem chora é a família do trabalhador. Então quanto mais conhecimento ele tiver, mais vai brigar para que tenha-se um ambiente de trabalho mais seguro para todos”, afirma, Vieira.
O coordenador do Departamento do Setor Privado, Eider Siqueira, explicou aos participantes do evento que o Sindipetro-NF não atua apenas em defesa dos petroleiros e petroleiras do Sistema Petrobrás, mas também de petroleiros e petroleiras de diversas empresas privadas que atuam na indústria do petróleo.
“Só para que vocês entendam, o Sindipetro não representa hoje só a Transpetro e a Petrobrás. Ele representa, no Norte Fluminense, 29 empresas do ramo do petróleo. Eu não sou da Petrobrás, eu sou de uma empresa do setor privado, eu sou da SLB. Então a gente também tem oportunidade de estar fazendo parte, eu sou diretor desde 2017, e quero deixar aqui a reflexão de que não é só através de concurso que a gente entra no mercado de trabalho do petróleo”, explicou o sindicalista, lembrando em seguida do programa Jovem Aprendiz.
Além de Vieira e de Siqueira, participaram das atividades da Semana Acadêmica do IFF Cabo Frio os diretores Luiz Carlos Mendonça e Benes Júnior. A entidade manteve ainda uma banca com a disponibilização de diversos materiais informativos das ações sindicais, como o boletim Nascente, e de campanhas de conscientização.
A Semana Acadêmica foi promovida por professores, alunos e profissionais da engenharia mecânica, com o objetivo de estreitar o diálogo entre a academia e o setor produtivo, fomentando a troca de conhecimento, a divulgação de pesquisa e reforço da rede profissional. Além das mesas de debates, houve palestras, workshops, minicursos e exposições de projetos.
[Fotos: Jucélia Grativol e Luciana Fonseca / Sindipetro-NF]