Participe dos atos desta quarta (24) por um basta aos equacionamentos da Petros

Esta quarta-feira, 24 de janeiro, é dia de luta e não de comemoração para os aposentados do Sistema Petrobrás. Confira onde haverá mobilizações e saiba como participar

[Da imprensa da FUP]

Nesta quarta-feira, 24, Dia Nacional dos Aposentados, não é dia de comemoração para as milhares de famílias petroleiras que sofrem com os descontos abusivos da Petrobrás e da Petros que comem praticamente todo o benefícios dos aposentados e pensionistas. pressão a situação pode se arrastar por mais tempo, tornando ainda mais difícil a vida dos petroleiros e não só pela questão financeira.

Os participantes e assistidos não aguentam mais pagar os equacionamentos arbitrários dos Planos de Previdência Complementar do Sistema Petrobrás (PPSPs), que impacta, sobretudo, os aposentados e pensionistas.

O sentimento de indignação diante da cobrança de uma dívida cuja responsabilidade é da patrocinadora está afetando a saúde física e mental da categoria petroleira, que há anos vem resistindo e lutando contra essa injustiça.

Hoje, muitos sobrevivem apenas com o que ganham do INSS, pois o contracheque da Petros, em alguns casos, vem zerado devido aos descontos provenientes dos descontos abusivos.

Por isso, esta quarta-feira, 24 de janeiro, é dia de luta e não de comemoração para os aposentados do Sistema Petrobrás.

petros2024AB

De norte a sul, a categoria petroleira realizará atos exigindo um basta a este absurdo. Serão realizados protestos em diversas bases do Sistema Petrobrás e um grande ato nacional unificado, em frente ao Edifício Senado, no Rio de Janeiro, prédio que abriga as diretorias e as principais gerências executivas da empresa.

“Além de manifestar nossa insatisfação quanto ao que fizeram com nosso fundo de pensão, o ato também tem como objetivo denunciar os problemas do Plano de Saúde. Como se não bastassem as dificuldades que os aposentados e pensionistas já enfrentam, no fim do ano, a Petrobrás e a Petros anunciaram um novo equacionamento”, critica o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, convocando os petroleiros e petroleiras, inclusive da ativa, a participar ativamente dos atos desta quarta. Veja o vídeo abaixo:

O ato unifcado proposto pela FUP terá participação de outras entidades nacionais que representam os participantes e assistidos da Petros, como a FNP, a Confederação Nacional dos Marítimos (Conttmaf), a Federação das Associações de Aposentados (Fenaspe) e a Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep). O ato terá início às 9h, em frente ao Edisen, na Av. Henrique Valadares, 28, no centro do Rio de Janeiro.

Vários sindicatos da FUP enviarão caravanas para essa grande manifestação. A orientação é para os petroleiros, aposentados e pensionistas levarem seus contracheques para que possamos divulgar nacionalmente os abusos da Petrobrás e da Petros.

Confira os locais dos atos desta quarta, 24/01:

Ato unificado no Rio de Janeiro

Onde: Edifício Senado da Petrobrás – Avenida Henrique Valadares 28, no Centro, a partir das 9h

Atos regionais

Ceará – Lubnor, às 08h