PC Martin no NF ao vivo: comissão quadripartite debate criação de novo plano Petros

Durante a edição de ontem do programa NF ao vivo, do Sindipetro-NF, o diretor do Sindipetro-BA e da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Paulo César Martin, informou que a Comissão Quadripartite, que reúne representantes das entidades dos trabalhadores, da SEST, da PREVIC e da Petrobrás para construir uma proposta de solução dos déficits dos Planos PPSP-R e PPSP-NR, estuda a criação de um novo plano com uma nova modelagem.

“Com relação ao que está acontecendo na Comissão Quadripartite, ela é continuidade do Grupo de Trabalho onde nós estamos discutindo lá uma modelagem de um novo Plano que garanta os mesmos direitos para quem está hoje nos PPSPE e NR para que ele vá para um novo plano, sem equacionamento, e nesse novo plano a empresa colocaria recurso baseado nas ações que a gente cobra, dívida da Petrobrás, e que a empresa não consegue fazer esse pagamento, esse acordo com a gente, porque essas ações não foram ganhas na Justiça”, disse Martin.

O Sindicalista afirmou ainda que “na discussão dentro do Grupo de Trabalho e agora dentro da Comissão Quadripartite, a gente está buscando estabelecer um novo plano. Por que? Porque a Petrobrás já afirmou: ela não vai fazer a transação judicial e colocar dinheiro nos atuais BDs, no R e no NR. Por que? Porque esses planos estão carregados de ações judiciais. Pra você ter ideia, dos 48 mil participantes e assistidos do RNR, 40% tem pelo menos uma ação judicial contra o plano, de melhoria de benefício, que vai aumentar o passivo desses planos e gerar novos equacionamentos”.

“Isso eu posso dizer tranquilamente porque essa é a conclusão do GT e os planos atuais BD dessa forma se tornam inviáveis, porque ninguém vai conseguir aguentar pagar novos equacionamentos. Então o esforço da gente agora no GT e agora na Comissão é fazer a modelagem de um plano que garanta os mesmos direitos que a gente tinha nos BDs, mas que não tenha o mesmo risco, principalmente de ações judiciais, do jeito que está hoje os BDs”, adicionou o sindicalista.

A edição de ontem do NF ao vivo também contou com as participações, direto da 11ª Plenafup, no Paraná, do coordenador do Sindipetro-PR/SC, Alex Guilherme; da diretora do Sindipetro-RS, Nalva Faleiro; e do coordenador geral do Sindipetro-NF, Sérgio Borges. No estúdio, o programa contou com a participação do diretor do Sindipetro-NF, Guilherme Cordeiro, na conversa moderada pelo jornalista Vitor Menezes. O diretor da FUP Paulo Neves, que havia confirmado participação, precisou ser substituído em razão de outros compromissos.

Confira a íntegra da edição (fala de PC Martin sobre a comissão quadripartite está a partir do minuto 1:10:40):

ARVE Error:

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode

Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode
src mismatch

provider:    youtube
url: https://www.youtube.com/watch?v=de-D3eH81io&list=PLkmBiQ9TlB00wSW2RzlzTcgPrKLvgghlc&index=1&t=83s

src: https://www.youtube.com/embed/de-D3eH81io?list=PLkmBiQ9TlB00wSW2RzlzTcgPrKLvgghlc
src gen: https://www.youtube.com/embed/de-D3eH81io?start=83&list=PLkmBiQ9TlB00wSW2RzlzTcgPrKLvgghlc