Pela primeira vez categoria conquista proposta de antecipação independente de distribuição aos acionistas

Os petroleiros da Bacia de Campos tem assembleias marcadas até quinta, 19, para avaliar proposta de aprovação da proposta de antecipação da PLR 2013 feita pela Petrobras na sexta, 13. É a primeira vez que os petroleiros avaliam proposta de antecipação antes mesmo da distribuição de antecipação aos acionistas da Petrobras. A empresa sempre alegou que a distribuição aos acionistas era condicionante, mas dianta da pressão da categoria decidiu voltar atrás.

Além disso, a proposta tem piso de quase R$ 6 mil reias e quem recebe pelo piso está na faixa de isenção que em janeiro será reajustada para R$ 6.270,00. A redução do imposto de renda na PLR foi adotada em janeiro de 2013 e atingiu todas as faixas de distribuição de lucros. A campanha por PLR sem IR foi lançada em 2011 por bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e urbanitários. Com base nessa iniciativa, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais centrais sindicais coletaram cerca de 200 mil assinaturas pela aprovação do projeto de lei do deputado federal Ricardo Berzoini (PT/SP), que propunha a isenção total para a PLR dos trabalhadores. O resultado da mobilização foi a tabela de Imposto de Renda sobre a PLR que será reajustada em janeiro de 2014.