Pelo menos 300 mil perderam os empregos em empresas investigadas pela Lava Jato

Levantamento feito pelo jornal Valor Econômico, divulgado nesta semana, mostra que pelo menos 300 mil trabalhadores perderam seus empregos em empresas investigadas pela Operação Lava Jato, entre 2013 e 2016. O impacto estimado pela Associação de Empresas de Serviços do Petróleo, também citado pela publicação, é ainda maior: cerca de 440 mil demitidos no mesmo período. Este contingente é maior do que o número de habitantes, somados, das cidades de Macaé, Rio das Ostras e Quissamã.

Não foi por falta de aviso. Há dois anos, em março de 2015, o então ministro da Advocacia-Geral da União, Luís Adams, havia alertado que o País deveria perder cerca de 500 mil empregos nas empresas do setor petróleo, com a Lava Jato. Na época, a Agência Brasil registrou:

“Adams acredita que a melhor saída para que a investigação dos atos de corrupção na estatal [Petrobrás] não acabem comprometendo a economia brasileira pode estar na efetivação de acordos de leniência, quando os grupos envolvidos assumem suas culpas e se comprometem a fazer uma série de medidas para pagar financeiramente pelos crimes cometidos e evitar futuros desvios de conduta, em troca da volta à condição de poderem fechar contratos com a área pública. O acordo passa pela AGU e pela Controladoria-Geral da União (CGU).”

Adams advertiu que as 23 grandes empresas investigadas pela Lava Jato formavam o topo de uma cadeia produtiva que envolvia outras 50 mil empresas e que, juntas, respondiam por 13% do PIB brasileiro.

Sindicatos alertaram

Em dezembro do mesmo ano, Centrais Sindicais e representações patronais realizaram em São Paulo um encontro para firmar um “Compromisso pelo Desenvolvimento”, onde também defenderam a realização de acordos de leniência para salvar os empregos, sem comprometer a eficácia das investigações.

“O ponto mais claro de convergência entre as partes é a defesa da aplicação de acordos de leniência para “destravar” as atividades econômicas na cadeia de petróleo e gás, atualmente em compasso de espera por conta da Operação Lava Jato”, registrou a CUT na época.

Para o Sindipetro-NF, como também ficou evidente com a operação Carne Fraca, a opção do aparato jurídico e policial pelo espetáculo, em detrimento da responsabilidade com as vidas de milhares de famílias, cobra o seu preço em desemprego e retração econômica.

Um dos diretores da entidade, Tezeu Bezerra, lembra que o sindicato e a FUP (Federação Única dos Petroleiros) sempre defenderam as investigações e a punição de todos os envolvidos em casos de corrupção, mas que também sempre alertaram sobre como o modelo de delação premiada — que preserva os executivos das empresas, mas não as empresas — era nocivo para os empregos. Em sintonia com o que defendem as centrais sindicais, ele afirma que o mais responsável seria o modelo do acordo de leniência.

Ainda de acordo com o levantamento do Valor Econômico, o número de empregados caiu, entre 2013 e 2016, de 251,9 mil para 107 mil na Andrade Gutierrez; de 27,4 mil para 8,3 mil na UTC; de 181,5 mil para 85 mil na Odebrecht; e de 3,5 mil para 469 na Engevix.

[Presidente da CUT, Vagner Freitas, fala em evento da Central, em 2015, realizado para defender empregos por meio de um “Compromisso com o Desenvolvimento” / Foto: Roberto Parizotti]