Perbrás: Revoltados, trabalhadores cruzam os braços em protesto após morte de plataformista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Imprensa Sindipetro-BA – Os trabalhadores da Perbras e de outras empresas terceirizadas que prestam serviço à Petrobrás cruzaram os braços nesta quinta-feira, 15/12, em protesto à morte do plataformista Henrique Dantas, 24 anos, que aconteceu no dia 12/12, durante um assalto à Sonda 82 da Perbrás, na cidade de Mata de São João.

O protesto, que começou às 6h30 nas bases de Bálsamo, Candeias, Taquipe, Araças, Santiago, Miranga e Buracica, se estende por todo o dia. Todos os trabalhadores retornaram para suas casas, mas antes participaram da mobilização organizada pelo Sindipetro Bahia.

De acordo com o diretor do Sindipetro, André Araújo, “o sentimento na base é de revolta e também de tristeza. Há ainda uma grande sensação de insegurança, que se intensificou após a decisão da direção da Petrobrás de reduzir o efetivo de forma irresponsável,  não  poupando nem a segurança patrimonial própria”.

Alguns trabalhadores relataram o que chamam de “estado de horror” que vem acontecendo na Bahia, ao descreverem que em apenas uma semana aconteceu um assalto na estação Palmeira no campo de Candeias; o assassinato na SPT 82; assalto ao ônibus de Araçás que transporta funcionários primeirizados e outro assalto ao ônibus de turno da FAFEN. 

No campo de Candeias, por exemplo, os roubos e assaltos são frequentes. Além dos pertences dos funcionários, os bandidos roubam painéis solares, baterias e cabos de energia. “Os roubos por si só já são um grande problema, mas está se concretizando o que sempre tememos e denunciamos, inclusive ao Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Mauricio Telles Barbosa, que é a interrupção precoce da vida de trabalhadores, vítimas da tragédia e descaso da direção da Petrobrás”, pontuou Araújo.