Perdeu algum debate do 2º Conperj? Confira todo o conteúdo e participe das discussões

O 2º Conperj (Congresso dos Petroleiros e das Petroleiras do Rio de Janeiro) foi realizado de 23 a 25 de junho, de modo remoto, com discussões online sobre as pautas de reivindicações e estratégias das lutas petroleiras. Parte do conteúdo, no entanto, foi transmitido ao vivo, de modo aberto, e está disponível para ser acessado nas redes sociais dos Sindipetros NF e Caxias.

O Congresso produziu discussões importantes sobre a conjuntura brasileira e sobre temas como AMS, Petros, home office e retorno ao trabalho presencial, Covid-19 na Petrobrás, desafios do setor petróleo privado, diversidade e privatizações. Também houve apresentação cultural com o cantor e humorista Marcelo Marrom.

Confira abaixo os conteúdos disponíveis, assista e compartilhe.

Vídeo 01 – Primeiro dia de atividades

O primeiro dia do Congresso teve transmissão ao vivo ininterrupta de três momentos do 2º Conperj: o primeiro, mesa sobre a AMS e a Petros; o segundo, a abertura oficial do evento; e o terceiro a análise de conjuntura. Cada um desses momentos podem ser acessados a partir dos minutos indicados.

00:00:01 – Mesa sobre AMS e Petros
Com as participações dos diretores do Sindipetro-NF, Rafael Crespo e Antônio Alves, do economista e técnico do DIEESE na FUP, Cloviomar Cararine e do conselheiro da Petros, Norton Almeida, mesa discutiu a situação atual da assistência à saúde da categoria petroleira e as questões enfrentadas pelos participantes da Petros.

03:00:00 – Mesa de abertura oficial do 2º Conperj
Mesa que traz a saudação oficial das entidades organizadoras do Congresso e de entidades e lideranças parceiras. Participaram o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra; o presidente do Sindipetro-Caxias, Luciano Santos; Roberto Oliveira, da direção do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); Andressa Delbons, diretora do Sindipetro-Caxias; Junéia Batista, diretora da CUT Nacional; Sandro Alex de Oliveira, presidente da CUT-RJ; Rosângela Buzanelli, representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobrás; Paulo Sérgio Farias, presidente da CTB-RJ; Alessandro Trindade, diretor do Sindipetro-NF; Jancileide Morgado, diretora do Sindipetro-NF; e Luana Carvalho, da direção do MST.

04:45:38 – Mesa de análise de conjuntura
Em mesa moderada pelos diretores sindicais Guilherme Hruby (Sindipetro-Caxias) e Guilherme Cordeiro (Sindipetro-NF), o ex-ministro e ex-deputado federal Ricardo Berzoini, e o assessor jurídico da FUP e do Sindipetro-NF, Normando Rodrigues, fazem uma análise da conjuntura política do país, destacando o crescimento da mobilização popular contra o governo Bolsonaro e as perspectivas eleitorais para 2022.

Vídeo 02 – Retorno ao trabalho presencial nas bases administrativas

Participam como expositores a diretora da FUP, Cibele Vieira, e o técnico do Dieese-NF, Carlos Takashi, em conversa moderada pela diretora do Sindipetro-Caxias, Aline Babinsck, e pelo diretor do Sindipetro-NF, Silvando Nascimento. Mesa discute a necessidade de negociações entre Petrobrás e sindicatos para definir regramentos para o teletrabalho depois da pandemia da Covid-19.

Vídeo 03 – Saúde e Covid-19 na Petrobrás

Mesa traz dados e atualiza os informes sobre as ações da FUP e sindicatos na cobrança por uma política de prevenção à Covid-19 nas instalações da Petrobrás e demais empresas do setor petróleo. Participam Alexandre Vieira, diretor do Sindipetro-NF; Luciano Santos, diretor do Sindipetro-Caxias; Danielle Motta, advogada do Sindipetro-Caxias; Luciana Teixeira, pesquisadora da área de Saúde do Trabalhador na Fiocruz; e Ricardo Garcia Duarte, médico do trabalho que assessora o Sindipetro-NF.

Vídeo 04 – Perfil e desafios no Setor Petróleo Privado

Os grandes desafios de organização dos petroleiros e petroleiras que atuam em empresas privadas do setor petróleo é o tema da mesa, que tem participação de Eider Siqueira, diretor do Sindipetro-NF; Jancileide Morgado, diretora do Sindipetro-NF; Gerson Castellano e Pedro Lúcio Góis, diretores do Setor de Relações Internacionais e Setor Privado da FUP; e Carlos Takashi, economista técnico do Dieese na subseção do Sindipetro-NF.

Vídeo 05 – Diversidade no Setor Petróleo

Mesa com a coordenadora de políticas sociais e igualdade de Macaé, Conceição Maria, o diretor do Sindipetro Unificado de São Paulo e integrante da frente petroleira LGBT e coletivo LGBTI da CUT São Paulo, Tiago Franco, a diretora do Sindipetro-NF, Jancileide Morgado e a diretora do Sindipetro-Caxias, Aparecida Martins, discutiu a necessidade de garantir que as mulheres, os negros e negras, os LGBTIQ+ e todos, com suas diferenças, estejam presentes em todos os cenários, não só dentro das empresas e dos sindicatos.

Vídeo 06 – Os verdadeiros interesses das privatizações

Mesa Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta, e Willian Nozaki, do Ineep, discute os impactos e os interesses por trás das privatizações de empresas estratégicas no Brasil.

Vídeo 07 – Apresentação cultural com Marcelo Marrom

Após muitos debates, chegou a hora de descontrair com a apresentação cultural do Marcelo Marrom no fechamento do 2º Conperj. O artista é comediante, músico, palestrante e, como se auto-descreve, também “meio metido a escritor”. O artista foi recepcionado na sala pela diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Bezerra.