Petrobrás atende demanda da FUP e volta a exigir plano de saúde para prestadores de serviço e seus dependentes nas novas licitações

Resolução, que representa um grande avanço nos direitos dos prestadores de serviço da Petrobrás, foi anunciada nesta segunda-feira (4)

[Da Comunicação da FUP]

A semana começou com vários anúncios importantes por parte da gestão da Petrobrás. Um deles é que a empresa mudará sua forma de contratação e voltará a exigir o plano de saúde e odontológico de prestadores de serviços e seus dependentes como condição obrigatória para vencer a licitação. A medida significa um grande avanço para os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados e suas famílias.

Esse logro é uma grande conquista do Grupo de Trabalho (GT) que debate terceirização e só foi possível através do diálogo e a negociação com a nova gestão da empresa, pois esse direito básico tinha sido eliminado pela gestão bolsonarista. Após um longo período sem um fórum de interlocução com a Petrobrás para discutir as condições de trabalho dos petroleiros terceirizados ou prestadores de serviços, a FUP e a empresa retomaram o trabalho no dia 12 de maio deste ano.

Confira o anúncio do presidente da companhia, Jean Paul Prates:

“A precarização do trabalho imposta, após o golpe de 2016, teve consequências nefastas para esse setor e é desafio do novo governo recuperar as condições dignas de trabalho, para isso, a luta da FUP e os GTs são de vital importância”, afirmou Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP. Bacelar afirmou ainda: “Essa é uma reivindicação que a FUP sempre fez e celebramos essa grande conquista. Mas, ainda, há muitos desafios pela frente na conquista de direitos para os terceirizados e a federação estará à frente da luta como sempre esteve”.