Petrobrás e demais empresas avançam na parceria com o projeto sobre covid longa

O Sindipetro-NF participou na manhã de hoje de nova reunião do projeto de pesquisa da Fiocruz sobre os impactos da Covid-19 sobre os petroleiros e petroleiras, a chamada Covid longa. A entidade foi representada pelo coordenador do Departamento de Saúde, Alexandre Vieira.

O sindicalista destacou que, na reunião, a Petrobrás assumiu o compromisso de repassar à Fiocruz os dados solicitados sobre a incidência de covid entre seus trabalhadores. O mesmo compromisso havia sido assumido pelo IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás), que buscará mobilizar a adesão das empresas petroleiras associadas.

“A Petrobrás se comprometeu a passar os dados necessários e auxiliar na divulgação interna do projeto da Fiocruz junto aos trabalhadores, para que esse projeto ande bem”, informou Vieira.

O coordenador de Saúde avalia que o projeto “não é bom apenas para os trabalhadores e para a ciência. É bom para as próprias empresas, que poderão contar com trabalhadores e trabalhadoras melhor avaliados em relação ao estado de saúde. Nós sabemos que a Covid deixou consequências e temos que conhecer e tratar isso da melhor maneira possível”.

Além de representações do Sindipetro-NF, da Fiocruz e da Petrobrás, a reunião contou ainda com representação do Ministério Público do Trabalho (MPT), que tem se empenhado bastante na implementação do projeto da Covid longa.

O sindicato tem divulgado em suas mídias as intenções da pesquisa e informado sobre as formas de participação. Confira, abaixo, uma edição do programa NF ao vivo que foi completamente dedicada ao tema.

Voltamos, petroleiros! E o ano de 2024 já começou agitado. No último dia 10 de janeiro, as pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Cesteh/ENSP/Fiocruz), Liliane Teixeira e Rita Mattos, participaram do programa da revista Fórum, em parceria com o Sindipetro – NF, para falar mais sobre o projeto “Covid Longa em Trabalhadores Offshore”. Na conversa realizada com a jornalista Maria Fro, as pesquisadoras explicaram o que é a Covid Longa e a relação das doenças com os trabalhadores. Além das pesquisadoras, também participou da roda de conversa o coordenador do Dep. de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

No próximo dia 7 de fevereiro, as coordenadoras do projeto voltam a se reunir com a procuradora do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) Júnia Bonfante, com representantes da Petrobras, do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), do Sindipetro-NF e da FUP para alinhar os novos passos do projeto.

Entre nas redes do Cesteh e saiba mais sobre o andamento do projeto. Instagram: @cesteh_ensp

Site: www.cesteh.ensp.fiocruz