Petrobrás faz proposta que não atende

Petrobrás faz proposta que não atende

Em reunião com a FUP nesta quarta, 11, a Petrobrás apresentou uma proposta salarial aquém das possibilidades da empresa e dos recordes de produção alcançados com o empenho dos trabalhadores.  A Petrobrás propõe reposição da inflação do período pelo IPCA, ganho real de 2% sobre a RMNR (Remuneração Mínima por Nível e Regime) e gratificação de 80% sobre uma remuneração normal. A empresa não se manifestou sobre a reivindicação da FUP de atualização e melhorias na tabela de reembolso do Programa Jovem Universitário e continua sem avançar na implantação de um mecanismo de proteção das verbas rescisórias dos trabalhadores terceirizados. Quanto às cobranças de mudanças na gestão de segurança, a Petrobrás propõe a realização de um fórum nacional, com participação da FUP e sindicatos, para discutir a política e as diretrizes da empresa em relação ao SMS.
 Para a Federação, a proposta da Petrobrás está incompleta e não contempla a categoria. A Direção Executiva discutirá nos dias 14 e 15 os próximos encaminhamentos da campanha salarial, durante o Seminário Nacional dos Aposentados e Pensionistas, que será realizado em Salvador. A FUP orienta os sindicatos a intensificarem as mobilizações que tiveram início na segunda-feira, 09, e prosseguem até o dia 13, com uma parada de advertência de duas horas em todas as unidades do Sistema Petrobrás. Mais do que nunca, a categoria deve estar mobilizada para pressionar a empresa e apontar sua indignação. Vamos, portanto, intensificar a participação nos atos, concentrações e atrasos realizados pelos sindicatos.