Petrobras não avança em protocolos e NF garantirá testes em Cabiúnas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Após falta de resposta por parte da gestão da unidade de tratamento de gás de Cabiúnas, o Sindipetro-NF intensificará, nesta semana, a campanha de conscientização junto aos trabalhadores e trabalhadoras de Cabiúnas sobre a possibilidade de realizarem o teste para detecção da Covid-19, por agendamento, custeado pelo sindicato.

É importante ressaltar que a iniciativa é valida tanto para os trabalhadores próprios, quanto para os terceirizados. O teste disponibilizado é o antígeno, considerado um dos melhores e com resultado rápido.

No início da semana, representantes do Sindipetro-NF se reuniram com a gestão da unidade de tratamento de gás de Cabiúnas dialogando sobre a importância dos testes semanais para garantir a segurança dos trabalhadores. O sindicato chegou a solicitar que a empresa cedesse um espaço físico para que o próprio sindicato custeasse a testagem, porém, a empresa segue postergando para dar um retorno.

O Sindipetro-NF defende que os trabalhadores devem ser testados semanalmente com RT-PCR ou do tipo Antígeno. Além disso, em casos de resultados positivos, a desinfecção dos espaços dentro da empresa é imprescindível. O sindicato também solicita que seja cumprido o protocolo com relação aos contactantes de casos positivos para o coronavírus.

“O sindicato tem encontrado dificuldade de avançar junto à empresa nos protocolos de testagem. Temos ainda problemas sérios como a falta de transparência com relação ao rastreamento dos contactantes na unidade , com diversas denúncias dos trabalhadores. Além disso, não conseguimos, com facilidade, o número de trabalhadores que testam positivo e/ou ficam afastados e como se dá o acompanhamento. Só conseguimos quando a própria categoria denuncia. O Sindipetro-NF quer mais transparência e principalmente os testes diagnósticos, não podemos perder mais vidas por negligência ou omissão. Uma empresa porte da Petrobras não pode oferecer nada menos que excelência na prevenção da Covid-19 e na proteção da saúde dos trabalhadores próprios e terceirizados”, explicou o diretor Matheus Nogueira

Como fazer o teste?

Caso algum trabalhador ou trabalhadora tenha interesse em realizar os testes deve entrar em contato com o Departamento de Saúde pelo Whatsapp (22) 98123-1882 e passar o nome e o CPF. A marcação é de segunda a sexta no horário comercial.

Os testes serão realizados em Macaé e Rio das Ostras, de 2º a 6º feira, das 07h até as 17h30, no Laboratório Pionner, localizado na Avenida – Novo Rio das Ostras, 80 – Centro de Rio das Ostras e na Rua Teixeira de Gouveia, 1017, loja A e B. Centro de Macaé.

Em Campos, o Laboratório é Plinio Bacelar, localizado na Rua José do Patrocinio, 99, Centro. Os testes podem ser realizados de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e nos sábados das 7h às 12h.

Caso o trabalhador não tenha condições, o mesmo poderá solicitar um transporte até o laboratório mais próximo e pedir reembolso do transporte ao sindicato.