Petrobras não avança em protocolos e NF garantirá testes em Cabiúnas

Após falta de resposta por parte da gestão da unidade de tratamento de gás de Cabiúnas, o Sindipetro-NF intensificará, nesta semana, a campanha de conscientização junto aos trabalhadores e trabalhadoras de Cabiúnas sobre a possibilidade de realizarem o teste para detecção da Covid-19, por agendamento, custeado pelo sindicato.

É importante ressaltar que a iniciativa é valida tanto para os trabalhadores próprios, quanto para os terceirizados. O teste disponibilizado é o antígeno, considerado um dos melhores e com resultado rápido.

No início da semana, representantes do Sindipetro-NF se reuniram com a gestão da unidade de tratamento de gás de Cabiúnas dialogando sobre a importância dos testes semanais para garantir a segurança dos trabalhadores. O sindicato chegou a solicitar que a empresa cedesse um espaço físico para que o próprio sindicato custeasse a testagem, porém, a empresa segue postergando para dar um retorno.

O Sindipetro-NF defende que os trabalhadores devem ser testados semanalmente com RT-PCR ou do tipo Antígeno. Além disso, em casos de resultados positivos, a desinfecção dos espaços dentro da empresa é imprescindível. O sindicato também solicita que seja cumprido o protocolo com relação aos contactantes de casos positivos para o coronavírus.

“O sindicato tem encontrado dificuldade de avançar junto à empresa nos protocolos de testagem. Temos ainda problemas sérios como a falta de transparência com relação ao rastreamento dos contactantes na unidade , com diversas denúncias dos trabalhadores. Além disso, não conseguimos, com facilidade, o número de trabalhadores que testam positivo e/ou ficam afastados e como se dá o acompanhamento. Só conseguimos quando a própria categoria denuncia. O Sindipetro-NF quer mais transparência e principalmente os testes diagnósticos, não podemos perder mais vidas por negligência ou omissão. Uma empresa porte da Petrobras não pode oferecer nada menos que excelência na prevenção da Covid-19 e na proteção da saúde dos trabalhadores próprios e terceirizados”, explicou o diretor Matheus Nogueira

Como fazer o teste?

Caso algum trabalhador ou trabalhadora tenha interesse em realizar os testes deve entrar em contato com o Departamento de Saúde pelo Whatsapp (22) 98123-1882 e passar o nome e o CPF. A marcação é de segunda a sexta no horário comercial.

Os testes serão realizados em Macaé e Rio das Ostras, de 2º a 6º feira, das 07h até as 17h30, no Laboratório Pionner, localizado na Avenida – Novo Rio das Ostras, 80 – Centro de Rio das Ostras e na Rua Teixeira de Gouveia, 1017, loja A e B. Centro de Macaé.

Em Campos, o Laboratório é Plinio Bacelar, localizado na Rua José do Patrocinio, 99, Centro. Os testes podem ser realizados de segunda a sexta, das 7h às 17h30, e nos sábados das 7h às 12h.

Caso o trabalhador não tenha condições, o mesmo poderá solicitar um transporte até o laboratório mais próximo e pedir reembolso do transporte ao sindicato.