Petrobras paga PLR no dia 30 deste mês

No próximo dia 30 será feito pela Petrobras o pagamento referente a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Em março, representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) estiveram reunidos com a empresa para discutir a redução da participação nos Lucros e Resultados de acordo com o resultado financeiro divulgado. A justificativa da estatal para a redução é um prejuízo contábil registrado nos últimos três meses de 2024.

A diminuição de aproximadamente 30% do montante foi contestada pela FUP, que argumentou sobre o cumprimento de todas as metas estabelecidas. A Federação também destacou o fato de que os trabalhadores não podem ser penalizados por variações cambiais ou decisões gerenciais que causem impactos nos lucros.

Durante o encontro, os diretores da FUP destacaram que a Petrobras distribui dividendos aos acionistas de 207% acima do lucro realizado, inclusive tendo registrado o maior pagamento proporcional ao lucro líquido da história da empresa. Na ocasião, a FUP solicitou o acerto, com base na negociação realizada em dezembro do ano passado, quando foi assinado o Acordo Coletivo de Trabalho.

Contribuição Sindical

À pedido do Sindipetro-NF, a Petrobras realizará a quitação do percentual referente ao Programa de Remuneração por Desempenho (PRD) junto ao acerto de contas da PLR. A contribuição assistencial sobre a remuneração variável foi aprovada em assembleia e é destinada ao Sindicato (1%) e à FUP(1%).

Desta forma, o cálculo feito incidirá sobre a PLR e a PRD, conforme aprovado em assembleia. A medida impacta apenas os trabalhadores da ativa, que recebem os benefícios.

A decisão coletiva da categoria por manter o desconto, em assembleia realizada em dezembro de 2024, representa um ato de fortalecimento coletivo. No mesmo período, o Sindicato chegou a registrar um aumento de filiações.

Segundo a diretoria do Sindipetro-NF, a contribuição é uma maneira de reforçar o compromisso das entidades que representam os direitos e interesses dos trabalhadores.