A solicitação conjunta do IFF, CRT-RJ e Sindipetro-NF foi atendida pela empresa para o Concurso Público 2023. O curso técnico é oferecido pelo Campus São João da Barra.
A partir de um esforço conjunto do Instituto Federal Fluminense (IFF), Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), a Petrobras retificou o Edital do Processo Seletivo Público 2023.1 de forma a considerar o profissional técnico em Transporte Aquaviário como umas das formações possíveis para ingresso no Cargo de Nível Técnico em Logística de Transportes e Controle.
O Curso Técnico em Transporte Aquaviário é ofertado pelo Campus Avançado João da Barra. Neste município está localizado o Porto do Açu, que abriga a maior base de apoio offshore do mundo, tem o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 25% das exportações brasileiras de petróleo e já é o terceiro maior porto nacional em movimentação de cargas.
“O reconhecimento da formação técnica em Transporte Aquaviário por uma das maiores companhias do mundo no setor de petróleo e gás traz desdobramentos que vão além deste concurso”, pontua o diretor-geral do Campus São João da Barra, Paulo Vidal. Segundo o professor, esta ação pode ter impacto na seleção de profissionais das empresas contratadas pela Petrobras e nos processos públicos de seleção da área marítima e portuária em toda a cadeia de logística brasileira. “Uma grande conquista para os futuros egressos do nosso mais novo curso técnico. A retificação do processo de seleção de uma das maiores empresas nacionais certamente traz um reconhecimento muito grande a este profissional”, finaliza o diretor.