Petrobras tenta manipular eleição de Cipa por plataforma

O Sindipetro-NF não vai aceitar nehum tipo de manipulação  nas eleições da Cipa por plataforma na Bacia de Campos. A Petrobrás não quer aceitar a inscrição para cipistas de alguns trabalhadores que foram transferidos após a realização da greve. Esses petroleiros  tinham se inscrito para participar do processo eleitoral em sua plataforma de origem e depois a empresa os transferiu de unidade ou para trabalhar em terra. 

Com essa atitude a empresa quer definir quem pode ou não ser candidato à Cipa. Os trabalhadores não podem aceitar essa interferência num processo que é democrático.

Está definido na NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes “a liberdade de inscrição para todos os empregados do estabelecimento, independentemente de setores ou locais de trabalho”.

O Sindipetro-NF chama a categoria a não votar na eleição até que todas as inscrições sejam respeitadas e convoca assembléias de sábado, 25, até quarta-feira, 29, com retorno das atas até às 12h de quinta, 30. 

O Sindipetro-NF também está encaminhando na segunda 27, uma denúncia à DRT de que a Petrobrás está manipulando o processo ao não aceitar as inscrições dos trabalhadores.

A conquista da CIPA por plataforma

Esse processo de eleição de Cipa por plataforma está acontecendo agora, porque a Petrobrás foi condenada, em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), a partir de representação do Sindipetro-NF, a considerar cada plataforma um estabelecimento, para fins de aplicação da NR-5.

Entre os argumentos aceitos pela Justiça para constituição dessas Cipas estão o baixíssimo grau de eficácia das medidas de prevenção a acidentes, e o naufrágio de P-36

Perseguição

Após a última greve realizada em março de 2009, a Petrobrás notificou 90 trabalhadores das plataformas PRA-1, P-12 e P-19 da Bacia de Campos com advertências e suspensões pelo que classificou de “excessos cometidos” durante essa greve. Além disso, transferiu de plataforma e terra os trabalhadores com o objetivo de desarticular nossa organização.

Para o Sindipetro-NF essa é mais uma forma de perseguição. Quem se inscreveu na Cipa por plataforma, e se encontra na mesma situação que os outros, deve entrar em contato imediatamente com o sindicato. A categoria não vai validar com o voto uma eleição que está sendo manipulada e exige a imediata garantia das inscrições já realizadas.
 
Calendário de Assembléias

Plataformas
De sábado, 25, até quarta-feira, 29. * retorno das atas até às 12h de quinta, 30.

Indicativo:
Não votar na eleição até que todas as inscrições 
sejam respeitadas pela Petrobrás