Petrobrás vai encerrar atividades no Edinc em 2020

Muito típico dos tempos atuais de falta de transparência na gestão da Petrobrás: foi por meio de contatos dos trabalhadores da base e de uma ligação de um repórter da Agência Reuters que o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, tomou conhecimento de que a companhia decidiu encerrar as suas atividades no Edinc (Edifício Novo Cavaleiros), em Macaé, até dezembro de 2020.

A informação da agência também não teve como fonte a Petrobrás, mas Fato Relevante divulgado ao mercado pela XP Corporate Macaé Fundo de Investimento Imobiliário, no último dia 8, onde foi anunciada a “descontinuidade das operações”.

O Fundo proprietário do imóvel afirma que recebeu da Petrobrás “uma carta formalizando a intenção de descontinuar suas operações no Edifício Corporate Macaé […]. Segundo o documento enviado, a desocupação total deverá ocorrer no final de dezembro de 2020 e a Petrobras deverá arcar com a multa de rescisão, aluguel integral e encargos devidos durante este período”.

Em vídeo divulgado nas redes sociais (veja abaixo), o coordenador do NF afirma que telefonou para todos os gerentes de recursos humanos da região, e que nenhum deles sabia sobre a desocupação do Edinc.

“Eles não estavam sabendo de nada sobre a movimentação. Isso é muito grave, porque mostra que não há planejamento. Mostra a falta de compromisso da alta gestão da empresa até com os seus gestores [locais]”, afirma Bezerra, que acabou por confirmar o fechamento do Edinc junto a gerências mais elevadas no organograma da empresa.

Desmonte

Cerca de 1700 petroleiros, que atendem administrativamente a diversas áreas das operações da Petrobrás na região, atuam no Edinc. As informações extra-oficiais da empresa são de que todos serão realocados para as bases de Imbetiba e do Parque de Tubos, mas não há garantias de que isso de fato vai ocorrer.

“O que temos de concreto é mais uma mostra de desmonte da empresa. Já vimos como aconteceu no fechamento do Edisp (Edifício Sede da Petrobrás em São Paulo), quando o gerente executivo de RH, Claudio Costa, afirmou que quem sobrasse ia para a rua”, adverte o sindicalista.

Assembleia na próxima terça

O Sindicato vai intensificar o diálogo com a categoria para que todos estejam mobilizados para enfrentar mais este ataque da gestão da Petrobrás. O assunto será debatido na assembleia da Campanha Reivindicatória marcada para o Edinc, na próxima terça, 16, às 13h.

[Foto: Assembleia no Edinc, em Macaé, base que será desativada pela Petrobrás / Imprensa do NF]