Petroleiro morre vítima de câncer e NF ressalta a importância de cuidados com o benzeno

O Sindipetro-NF recebeu, nesta segunda-feira (06), a triste notícia da morte do companheiro Rafael (Monstro), que atuava como operador de produção na P-50. Rafael estava em uma luta intensa contra o câncer de pâncreas, mas infelizmente, não resistiu e nos deixou.

O NF lamenta a morte do companheiro e reforça a importância da luta por um ambiente mais seguro para os trabalhadores, que muitas vezes são expostos ao benzeno e outras substâncias cancerígenas.

Para o setor de saúde do NF é possível que haja uma relação da doença com o trabalho. Inclusive, o NF obteve decisões favoráveis nas ações civis públicas de reconhecimento da exposição de petroleiros ao benzeno.

Vale frisar que o benzeno é um dos compostos presentes em subprodutos do petróleo e quando inalado durante o manuseio sem a proteção correta, pode provocar intoxicação aguda, náuseas e dor de cabeça. Além disso, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), é comprovadamente cancerígeno, causando linfomas e leucemias, entre outros tipos de câncer.

Estes produtos poderiam ser detectados nas avaliações ambientais, porém, há divergências grandes quanto a metodologia utilizada pela empresa.

Além disso, o Sindipetro-NF se disponibiliza a auxiliar os trabalhadores e trabalhadoras a realizarem os exames que possibilitam uma analise dos indicadores mais especifica, tendo em vista que o único exame realizado pela Petrobrás é a contagem de reticulócitos, que não tem precisão total nos resultados.

Os interessados podem entrar em contato com o setor da saúde pelo whatsapp (22) 98123 1882