Caroline Cavassa / Da Imprensa da FUP –
O senador Paulo Paim (PT – RS) destacou em sua fala na Sessão de hoje no plenário do Senado Federal, a presença dos diretores da FUP, que estão em Brasília desde ontem, pressionando os parlamentares da casa a adiarem a urgência da votação do PLs 131, de autoria do senador José Serra (PSDB_SP). Paim fez um apelo aos senadores presentes no plénário, para que o projeto que pode tirar da Petrobrás o papel de operadora única do pré-sal, não seja votado agora e, solicitou também, que seja criada uma comissão que aprofunde o debate sobre o tema.
Com o jornal Especial da FUP sobre o pré-sal em mãos, o parlamentar afirmou: “A Petrobrás é nossa, não é do capital estrangeiro, ela é do povo brasileiro. Aprovar o projeto da forma que está ai é um equívoco, por isso apóio a Federação Única dos Petroleiros. Ninguém vai abater a Petrobrás, pois essa empresa é do povo brasileiro”, destacou o parlamentar em sua fala.
O dia de ontem também foi marcado por manifestações, tanto nos principais aeroportos do país, como na Câmara dos Deputados e no Senado. Fato que conseguiu adiar por mais um dia a votação do projeto. As lideranças da FUP permanecerão em Brasília até o fim desta semana, insistindo na defesa da Petrobrás e do pré-sal.
Royalties para a educação
Na manhã desta quarta-feira, 08, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado, para marcar a passagem do primeiro ano do Plano Nacional de Educação (PNE). A solenidade foi coordenada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), parlamentar que tem se mostrado uma grande apoiadora das causas referentes à soberania nacional, como a defesa da Petrobrás, por exemplo.
Os representantes da FUP estiveram presentes na audiência, que teve como um dos temas principais a importância do pré-sal para a educação. O senador Lindberg Farias (PT – RJ) também destacou a necessidade da retitada da urgência da cotação do PLs 131. “Neste momento, é imprescindivel que os petroleiros e os professores se deem as mãos, para juntos destacarem e mostrarem à sociedade a importância dos royalties do petróleo para o investimento na melhoria da educação do nosso país”, afirmou o parlamentar.
[Militantes da FUP e sindicatos petroleiros no Congresso Nacional / Foto Marcelo Camargo – Agência Brasil]