Petroleiros da FUP se reúnem com Equipe de Campanha de Lula para debater plano de governo

Da Imprensa da FUP* – Representantes da FUP estão reunidos nesta manhã com a Comissão responsável pelo Plano de Governo do movimento Vamos Juntos Pelo Brasil, que tem Lula como candidato a presidente e Geraldo Alckmin como candidato a vice. O encontro é o primeiro de uma série de visitas que a comissão realizará em todo o Brasil, recolhendo propostas para elaborar o documento que dará as diretrizes para a reconstrução do Brasil no futuro governo Lula.

Inaugurando esse ciclo, em função do acelerado desmonte da Petrobrás e dos aumentos abusivos dos preços dos combustíveis, o coordenador do programa de governo, Aloizio Mercadante, e os representantes dos partidos que integram a coalizão farão uma visita à sede da FUP para ouvir os petroleiros sobre a situação da empresa, do setor e dos trabalhadores.

Para William Nozaki, pesquisador do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e integrante da comissão de redação do programa de governo, “a população brasileira enfrenta uma grave inflação de combustíveis e a Petrobrás atravessa um período de desmonte acelerado. A agenda de óleo e gás é uma prioridade para a reconstrução do país. Sabendo disso, a comissão responsável pelo programa de governo da pré-candidatura Lula-Alckmin está se deslocando até a sede da FUP para ouvir o diagnóstico e as propostas dos petroleiros”.

O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, destacou a importância do evento: “É uma oportunidade ímpar para a categoria petroleira e para a FUP que esse ciclo de reuniões itinerantes se inicie justamente na nossa sede, numa reunião que tem como objetivo observar e obter as propostas que a categoria, seus sindicatos e a FUP elaboraram na sua Plenária Nacional, e que já foram entregues ao presidente Lula”.

Para Bacelar, esse ato tem uma “dimensão simbólica”: “A FUP se organizou, criou uma pauta democrática com a categoria e se colocou à disposição para a campanha presidencial. Entrou na discussão com conteúdo e com uma posição clara. Um evento como esse mostra bem a dimensão que a FUP está conquistando no debate público do país”.

Bacelar afirma que essa construção política vem de longe: “Estamos nesse processo de construção há dois anos, um processo longo e com várias articulações políticas que fizeram que os petroleiros e petroleiras obtenham espaços importantes, inclusive no setorial de Energia do PT, coordenado hoje pelo companheiro Zé Maria, ex coordenador da FUP e atual pré-candidato a deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro”.

E acrescenta: “A partir de todas essas articulações chegamos a um texto robusto, com contribuições múltiplas, de trabalhadores e trabalhadoras do setor, dirigentes sindicais, pesquisadores e economistas que com certeza ajudarão a formular um excelente capítulo do setor de petróleo e gás, com propostas que vão ajudar na reconstrução do Brasil, a partir desse setor estratégico não somente para nosso país, mas para toda e qualquer nação. Esse evento é mais um passo na construção de um Projeto Energético Popular”.

Bacelar explica os principais desafios: “É necessário retomar a comercialização e distribuição dos derivados, que foi privatizada no Brasil. Precisamos ampliar nosso parque de refino, não só ampliando as refinarias existentes, mas também construindo novas refinarias e retomando as obras que estão paradas, e recuperando refinarias que estão sendo privatizadas pelo governo Bolsonaro, como a Landulpho Alves. Precisamos que a Petrobrás retome sua participação no setor petroquímico e seu importante papel na transição energética”. E por fim, afirma: “É necessário tornar a Petrobrás de novo uma empresa de energia, e não apenas uma empresa de petróleo e gás, apequenada e suja, indo na contramão do mundo. A Petrobrás precisa voltar a ser aquela empresa gigantesca indutora da economia brasileira, responsável pelo desenvolvimento econômico, social e regional do nosso país”.

*Com edição da Imprensa do NF.