Petroleiros da P-31 passam por transtornos com transferências de voos

Petroleiros da plataforma P-31, na Bacia de Campos, passaram ontem e hoje por transtornos em razão do transferências de voos para a unidade. Somente após os cancelamentos é que a categoria foi informada que se tratava de uma medida de segurança, relacionada ao estabelecimento recente de um limite de 28 nós para os ventos na plataforma para que ocorra o voo.

O Sindipetro-NF e os trabalhadores não haviam sido informados sobre a nova norma, que também abrange as plataformas P-32 e P-33. Após as transferências de voo, um diretor sindical precisou solicitar explicações à empresa. A entidade e a categoria concordam com a medida, mas lamentam a falta da comunicação devida.

De acordo com a área de transporte aéreo da Petrobrás, a experiência dos pilotos já mostrava que não era seguro realizar voos com ventos acima de 30 nós. Estudos recentes constataram a necessidade de um limite ainda mais rigoroso, de 28 nós. Desde então, os programadores de voos estão impedidos de autorizar os deslocamentos aéreos quando os ventos estiverem acima deste limite.