Petroleiros da P-37 realizam confraternização que marca possível descomissionamento da unidade

Petroleiros e petroleiros da plataforma P-37, na Bacia de Campos, se reuniram neste final de semana (sexta e sábado), em um sítio em Saquarema (RJ) para celebrar a unidade do grupo e as histórias vividas em tantos anos de atuação. A unidade está entre as que, inicialmente, foram listadas para ser desativadas (descomissionadas) — embora tenha sido citada no anúncio do plano de Revitalização da Bacia de Campos entre as que poderão ser mantidas.

Representado pelo diretor Guilherme Cordeiro, o Sindipetro-NF foi representado na confraternização. A entidade também contribuiu com a confecção de camisas alusivas à celebração, com a frase “Na P-37 aprendemos que quem abandona a luta, não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória”.

“A ideia surgiu dos próprios trabalhadores, onde pensamos em reunir, além do pessoal da ativa, personagens históricos da unidade já aposentados como o José Ricardo Piedade Couto e o Francisco Ubiratan [Esse vindo de Fortaleza só para o evento]. Esses companheiros contribuíram para a formação técnica, política e moral dos mais novos que foram chegando na unidade”, explica Guilherme.

Cerca de 90 pessoas participaram da confraternização, entre petroleiros e familiares. Embora o clima fosse de despedida, a história de luta e o empenho de todos e todas foram muito celebrados. A previsão é a de que a unidade seja realocada em março de 2025.