Petroleiros de P-08 exercem Direito de Recusa e não embarcam pela BHS

Um gesto histórico, corajoso e consciente. Hoje pela manhã, um grupo de trabalhadores da P-08, amparados por decisão de Assembléia na plataforma, decidiu exercer o Direito de Recusa (cláusula 107 do ACT) e não embarcar em vôo para a unidade em um helicóptero da BHS.

Dez petroleiros, cinco de empresas privadas do setor petróleo e cinco da Petrobrás, não atenderam ao chamado para entrar no vôo das 9h30. Eles aguardam a indicação de uma aeronave de outra empresa para voar.

O Sindipetro-NF presta total solidariedade aos petroleiros da P-08 neste movimento pioneiro. O Departamento Jurídico e toda a diretoria da entidade estão a postos para prestar assistência e combater eventuais pressões da empresa sobre os trabalhadores.

O Direito de Recusa é uma conquista dos trabalhadores e deve ser exercido. Dado o histórico de acidentes envolvendo a BHS, a aplicação da cláusula 107 é completamente legítima neste caso.

Na Assembléia da plataforma, os trabalhadores decidiram não embarcar ou desembarcar pela BHS até que sejam conhecidas as causas do acidente da última terça-feira, por meio do trabalho de investigação da comissão instaurada pela Petrobrás, que tem a participação do Sindipetro-NF.

Imprensa do NF – 29/02/08 – 10h29