Petroleiros de PCH-2 sofreram coação para exibir relato

Informações obtidas pelo Sindipetro-NF revelam que trabalhadores de PCH-2 foram coagidos pelo geplat da unidade a mostrar antes, a ele, o documento que enviariam ao sindicato, com o relato das condições inseguras da plataforma.

De modo correto e corajoso, os trabalhadores enviaram o documento antes para o sindicato, como garante o direito à livre organização sindical e de comunicação entre a entidade e seus representados.

O sindicato parabeniza os trabalhadores por mais este gesto altivo, e lembra a todos os demais petroleiros que toda comunicação da categoria para a sua entidade representativa não precisa passar pela empresa.

Nestes casos, a comunicação formal entre os trabalhadores e a companhia se dá por meio da relação entre o sindicato e a gerência de Relações Humanas da empresa.

O NF lembra o caso, por exemplo, da greve de 2009, quando houve o mesmo tipo de pressão de gerências sobre os trabalhadores e, igualmente, o sindicato orientou os petroleiros a se comunicarem diretamente com a entidade.