Petroleiros de todo o país cobrem de laranja a Esplanada dos Ministérios, na festa da democracia

[Da imprensa da FUP, com informações da Rede Brasil Atual]

Uma grande festa da democracia reúne milhares de brasileiras e brasileiros em Brasília no evento historico deste domingo, 01/01, que marca a volta de Luiz Inácio Lula da Silva  à Presidência da República, vinte anos após ele subir pela primeira vez a rampa do Palácio do Planalto. Militantes sindicais e dos movimentos sociais ocupam a capital federal, com faixas e cartazes em defesa da democracia e em apoio ao presidente Lula.

Petroleiros e petroleiras de todos os cantos do país participam em massa desse festa histórica. Caravanas organizadas pelos sindicatos chegaram ao longo da madrugada em Brasília, com mais de 500 pessoas. A FUP e todos os seus 13 sindicatos estão presentes nesse dia emblemático, que marca o início da reconstrução do Brasil, após a população ter derrotado nas urnas o projeto fascista da ultra direita. A categoria petroleira apoiou a eleição de Lula e o compromisso do seu governo em reconstruir o Sistema Petrobrás.

Sindicatos e movimentos sociais ocupam Brasília

Mais de 200 caravanas de diversos movimentos sociais do Brasil ocupam a capital federal desde sexta-feira, 30, como a Central de Movimentos Populares (CMP), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Nacional por Moradia (UNM), o Movimento Nacional de Luta por Moradia, além das centrais sindicais e diversas entidades representativas dos trabalhadores brasileiros.

É o caso da FUP e de seus sindicatos, que participam do evento de posse do presidente Lula, com representações de todo o país. O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, representa os petroleiros na solenidade oficial. Nos gramados, caravanas com petroleiros da ativa e aposentados de Norte a Sul do Brasil cobrem de laranja a Esplanada do Ministério. Pelo menos 10 ônibus chegaram em Brasília, em caravanas organizadas por sindicatos petroleiros. As entidades que não enviaram ônibus, estão representadas por comitivas de dirigentes sindicais.

O MST abriu o domingo de posse de Lula com uma marcha de 10 mil militantes de movimentos populares percorrendo as ruas de Brasília. Reunidos no Acampamento dos Movimentos Populares desde sexta-feira, 30, representantes das organizações do campo e da cidade, indígenas, lgbts e outros ativistas saíram do estádio Mané Garrincha às 8 horas rumo à Praça dos Três Poderes, onde será realizada a cerimônia de posse e o Festival do Futuro, com apresentação de mais de 60 artistas.