O Sindipetro-NF tem recebido de petroleiros e petroleiras de algumas empresas do setor privado, não representados pela entidade, reclamações acerca de acordos celebrados com outras entidades sindicais que provocaram redução de salários e benefícios durante a pandemia da covid-19.
Entre os relatos, estão os de redução no percentual de sobreaviso dos funcionários offshore, de 20% para 10%, e redução no valor do vale alimentação (de R$ 407,00 para R$ 250,00 no caso de uma das empresas).
O NF, embora não represente formalmente estes trabalhadores, é solidário a estes petroleiros e, nas suas cobranças junto à Petrobrás, pauta com frequencia a pressão para que os contratos da companhia com as terceirizadas garantam condições salariais e de trabalho justas.
O sindicato tem denunciado que muitas empresas estão aproveitando do período de pandemia para rebaixar salários e benefícios, além de promover demissões, justamente em um momento crítico da humanidade, quando deveriam praticar de modo ainda mais acentuado a responsabilidade social que costumam divulgar nas suas peças de marketing.