Petroleiros do Tecab denunciam insegurança

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“Situação Operacional no Tecab

Coordenação de Processamento Área II

Nós operadores da Área II viemos relatar a situação de insegurança operacional que estamos vivenciando nestes últimos dias.

Na última quinta-feira (10/11/2011) ocorreu a chegada de grande quantidade de condensado nas URLs, gerando arraste de sulfatreat (removedor de H2S do gás natural) da U-212 (UTGN) para a U-210 (URL III).

Em consequencia, houve a obstrução de diversos equipamentos da U-210, tais como V-21001, V-21007, P-210011, FT-21001A, V-21002A/B, por sulfatreat sendo necessária a parada desta unidade.

Porém, o que cabe evidenciar neste relato é que as linhas de dreno fechado das unidades U-206 (URL I), U-208 (UTGN I), U-210 (URL III) e U-212 (UTGN II), também foram obstruídas chegando a ficar pressurizadas, até que fosse identificada a obstrução, com 77,5 Kgf/cm², enquanto que sua pressão de trabalho é de 20 Kgf/cm².

Na sexta-feira (11/11/2011) o Coordenador de Processamento Luiz Ricardo Sanandres e o seu substituto Nelson do Nascimento Oliveira, foram até a nossa área e executaram manobras operacionais, mesmo não sendo treinados na área e sem acompanhamento da operação.

Como resultado disto, durante uma manobra na U-212, na qual eles ficaram movimentando as válvulas de dreno e dreno aberto dos vasos que estavam pressurizados com 77 Kgf/cm² e cujas linhas de dreno estavam parcialmente obstruídas, houve a desobstrução e passagem plena pela vávula de um dos vasos para atmosfera, pressurizando bruscamente as bocas de lobo dos 5 vasos da unidade com gás natural e sulfatreat, formando em seguida jatos que chegaram a cerca de 6 metros de áltura cobrindo parcialmente a unidade com uma nuvem negra resultante daquela mistura.

No dia seguinte (sábado) o coordenador, que já havia colocado sua própria vida em risco no dia anterior, agora determina a situação de insegurança para todos nós.
É verificada que a U-206 também está com seu dreno obstruído e pressurizado com 77 KGf/cm². Decide-se para a unidade para despressurizar a linha de dreno.
Feito isto, ao invés de desobstruir a linha de dreno e depois retornar a operação da unidade, o coordenador e gerência decide bloquear as drenagens para dreno fechado, para evitar a pressurição da linha, e partir a unidade.

Aí entramos no principal problema de segurança que estamos vivenciando até o momento. Com a U-206 operando há frequentemente formação de líquido em pelo menos dois vasos, V-20607 e V-20601.

Como não é possível a drenagem para dreno fechado, a coordenação determinou a drenagem de água e condensado destes vasos para atmosfera.

Apesar de colocar jato de água nos pontos de drenagens, tem sido constatado a presença de hidrocarboneto por toda a unidade devido a vaporização pelas bocas de lobo.
Esta manobra tem sido feita principalmente por equipes de “confiança” da coordenação, que estão envolvidos nos serviços de desobstrução dos equipamentos da U-210, que está parada desde o dia 11 e tem previsão de partida para o dia 17/11, período no qual provavelmente estaremos em greve.”