Petroleiros e petroleiras da Baker aprovam Estado de Mobilização e pressionam por avanços no ACT

Petroleiros e petroleiras da Baker/GE aprovaram Estado de Mobilização e rejeitaram proposta de Acordo Coletivo de Trabalho feita pela empresa, que não atende às reivindicações da categoria. As decisões foram tomadas em assembleia realizada ontem, convocada pelo Sindipetro-NF, por meio de aplicativo de reunião remota.

Como explica o diretor do Departamento dos Trabalhadores do Setor Privado do sindicato, Eider Cotrim, o Estado de Mobilização é um passo anterior à deflagração de protestos mais intensos, como greves, e tem por objetivo pressionar a empresa a avançar nas negociações do acordo coletivo.

Mesmo sendo uma empresa de grande porte do setor, a Baker tem insistido em não atender reivindicações como a reposição completa da inflação (em torno de 3%), além de buscar uma “coparticipação” dos trabalhadores no pagamento do plano de saúde.

A categoria reivindica ainda reajustes nos tickets alimentação e refeição, que deveriam ser de 8% para que fosse restituído ao menos em parte o seu poder de compra. Outro ponto crítico é a falta de pagamento dobrado, pela empresa, dos dias que excedem os 14 de embarque, nas chamadas folgas suprimidas.

O Sindipetro-NF se manterá em sintonia com a organização dos petroleiros e petroleiras da Backer e pressiona a empresa para que aconteçam avanços no atendimento às reivindicações.