Petroleiros em greve fazem doação de sangue no Hemocentro de Campos

Um grupo de petroleiros da Bacia de Campos realizou, na manhã de hoje, um gesto de solidariedade em meio à greve da categoria. Após um ato público no Heliporto do Farol de São Thomé, eles seguiram para o Hemocentro do Hospital Ferreira Machado para doar sangue. A ação tem sido estimulada em todo o País pela FUP (Federação Única dos Petroleiros) e pelos sindicatos filiados, entre eles o Sindipetro-NF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense).

A categoria petroleira iniciou a greve ontem e tem previsão de seguir mobilizada até esta sexta-feira, 29, na região, inclusive com mais doações de sangue em grupo. Os petroleiros protestam pelo cumprimento de cláusulas do Acordo Coletivo sobre segurança no trabalho e empregabilidade. As atividades públicas buscam também alertar a sociedade sobre os prejuízos causados pela venda de patrimônios da Petrobras, entre eles estão plataformas da Bacia de Campos.

[Clique aqui para ver o álbum de fotos da doação hoje no hemocentro]

“Estamos aqui mais uma vez dando o sangue pela Petrobras. A gente quer conscientizar a população sobre as lutas que encampamos. O que queremos é que o nosso sangue seja derramado apenas assim, em situações como essa, em um hemocentro, e não nas plataformas de petróleo como têm acontecido”, afirma o coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra.

Para a assistente social do Hospital Ferreira Machado, Cristiane Barros, que recepcionou os trabalhadores no hemocentro, a doação dos petroleiros foi importante para contribuir com o estoque de sangue e com a conscientização da população sobre a necessidade de doar.

“Foi uma atitude muito responsável e muito organizada, com criatividade, cartazes, muito boa. Nos ajudou a manter o nosso estoque. Espero que venham mais”, disse a profissional, que informou que o banco de sangue de Campos precisa de 70 doações diárias para manter um bom nível de estoque para atender a população.

[Foto: Luciana Fonseca / Imprensa do Sindipetro-NF]