Petroleiros enfrentam altas temperaturas em P-07

O Sindipetro-NF recebeu denúncia dos trabalhadores de que a plataforma P-07, na Bacia de Campos, passa por problemas constantes no sistema de ar condicionado, submetendo os empregados a altas temperaturas no casario, onde ficam os camarotes. A refrigeração chegou a parar completamente neste final de semana.

Os relatos dão conta de que há grande desconforto térmico, impossibilitando o descanso entre as jornadas de trabalho, o que aumenta o risco de acidentes. Houve registros de até 32° nos camarotes na tarde de ontem, sem ventilação. Muitos trabalhadores tiveram que dormir em locais impróprios como a sala de eventos da plataforma, a quadra de esportes e até em oficinas.

De acordo com o diretor do Sindipetro-NF, Luiz Carlos Mendonça, esta situação contraria o Anexo II da NR30, em seu item 10, sobre as “Condições de Vivência bordo”, com detalhamento nos subitens 10.1.1 e 10.1.2.

Na quinta, 01, foi realizada reunião extraordinária da Cipa para discutir o problema. A plataforma está em fase de desmobilização (parando de operar) e as condições de habitabilidade estão precárias. Uma nova reunião da comissão, desta vez ordinária, está prevista para amanhã.

Segundo o também diretor do Sindipetro-NF, Tadeu Porto, a entidade continua em contato com os trabalhadores para acompanhar o caso e vai cobrar a resolução em reunião, hoje, com a Petrobrás, sobre SMS. Se não houver resposta satisfatória da empresa, o sindicato vai fazer denúncia de descumprimento da NR30 ao Ministério do Trabalho.

[Plataforma P-07, na Bacia de Campos, em fase de desmobilização – Foto: Geraldo Falcão/Petrobrás]