Petroleiros estão aprovando a greve de cinco dias por um novo PCAC

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão aprovando o indicativo da FUP de greve de cinco dias em julho, com parada de produção, por um novo plano de cargos e salários. As assembléias, iniciadas dias 20 e 21 na maioria das bases, seguem até quarta-feira, 27. O Sindipetro Rio Grande do Norte já concluiu as assembléias, onde os trabalhadores aprovaram por ampla maioria o indicativo da FUP: 287 votos a favor, 03 contra e 22 abstenções. No Amazonas, os trabalhadores também estão aprovando a greve, assim como em Minas Gerais, em Pernambuco e Paraíba e no Sindipetro Unificado do Estado de São Paulo. Os demais sindicatos iniciam as assembléias nesta sexta-feira, 22, e na segunda, 25.

Ao referendarem o indicativo da FUP nas assembléias, os trabalhadores do Sistema Petrobrás poderão entrar em greve em julho, a qualquer momento a partir do dia 05, com data a ser apontada pela FUP. A greve de cinco dias e com parada de produção é o caminho que a categoria petroleira tem para fazer a direção da Petrobrás avançar em relação ao PCAC. Os petroleiros querem um plano de cargos que garanta mobilidade para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás, alternando critérios de merecimento com antiguidade. Outra reivindicação da categoria é que a Petrobrás repare os erros de gestões passadas, que impediram milhares de petroleiros de ascender profissionalmente, no mesmo ritmo dos demais trabalhadores da empresa. Além disso, o novo PCAC deve ser abrangente a todos os trabalhadores do Sistema, ser retroativo a maio de 2006, contribuir para a primeirização das atividades fins e impedir a multifuncionalidade.

FUP cobra reunião com a Petrobrás para discutir PLR

A Coordenação da FUP enviou documento na quarta-feira, 20, à Gerência de Recursos Humanos da Petrobrás, solicitando reunião com a empresa para cobrar uma proposta referente à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) do exercício 2006. Os trabalhadores do Sistema Petrobrás receberam em janeiro o adiantamento da PLR e querem agora negociar com a empresa o montante e a forma de distribuição de sua parte nos lucros da companhia. Até o final da tarde desta quinta-feira, 21, a Petrobrás ainda não havia respondido à FUP.

Repactuação do Plano Petros: FUP apresenta à Petrobrás laudo dos cálculos dos valores das dívidas

Seguindo o calendário de implementação da repactuação do Plano Petros, a FUP voltou a reunir-se com a Petrobrás na quinta-feira, 21, para apresentar a sua avaliação técnica dos cálculos dos valores das dívidas, cujos aportes serão feitos pela empresa à Petros, conforme estabelecido pelo Acordo de Obrigações Recíprocas. O laudo técnico foi apresentado pela assessoria atuarial da FUP, que agora aguarda nova reunião com a Petrobrás onde a empresa apresentará também a sua avaliação dos cálculos.  Além disso, as duas partes discutirão também os termos do contrato de pagamento.

Concluindo-se mais essa etapa do processo, a FUP e a Petrobrás farão o Acordo Judicial nos autos da Ação Civil Pública referente aos itens da ação que foram objeto da negociação. Logo em seguida, as mudanças efetuadas no Regulamento do Plano Petros serão submetidas à aprovação do Conselho Deliberativo da Petros e da Secretaria de Previdência Complementar.

As mudanças regulamentares serão, então, implementadas garantindo-se aos petroleiros que repactuaram a nova forma de reajuste dos benefícios, a paridade contributiva, a redução do limite de idade para o Grupo 78/79 e a revisão dos cálculos das pensões. Além disso, a Petros efetuará o pagamento dos novos valores dos benefícios e seus respectivos retroativos.

Informe FUP
22.06.2007