Petroleiros estão aprovando indicativo de greve nos campos terrestres

Da Imprensa da FUP – Os sindicatos das bases da FUP onde a Petrobrás está colocando à venda os campos maduros de produção terrestre – Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo – iniciam esta semana as assembleias para que os trabalhadores se posicionem sobre o indicativo de greve por tempo determinado, aprovado na 6ª Plenafup. Na Bahia, a consulta começou na terça-feira, 12, com a categoria aprovando o indicativo.

Além das greves nos estados onde se encontram os campos que estão sendo vendidos, os petroleiros pretendem realizar atos em várias outras regiões do país, contra o processo de desmonte da Petrobrás.

De acordo com o coordenador da FUP, José Maria Rangel, “é por esses campos que começa o desmonte da Petrobrás na prática. Os investimentos deles já se pagaram. Vão entregar campos produzindo há mais de 50 anos. A Petrobrás não é uma empresa privada, ela tem um caráter social, e por isso a nossa resistência”.

“Essa venda vai causar um problema social porque as empresas privadas não têm preocupação com a população, não têm remuneração mínima para os trabalhadores, vai agravar os problemas sociais”, afrima Zé Maria.

Diante da situação que os petroleiros estão vivendo é preciso reagir antes que seja tarde. A FUP e seus sindicatos vêm lutando há algum tempo para evitar que os campos maduros sejam entregues à iniciativa privada. Os trabalhadores, inclusive os diretos, estão tendo que conviver com ameaças de perdas de diretos, de empregos e com transferências abruptas para outros estados.

Na luta contra o desmonte da Petrobrás e a entrega do Pré-Sal, resistir à venda dos campos maduros é tarefa número um da categoria nesse momento.

Campos terrestres que a Petrobras quer conceder à iniciativa privada:

Ceará
Polo da Fazenda Belém (2 concessões)

Rio Grande do Norte

Polo Riacho da Forquilha (34)

Polo Macau (4)

Bahia

Polo Buracica (7)

Polo Miranga (9)

Espírito Santo

Polo São Mateus (14)

Polo Fazenda de São Jorge / Cancã / Fazenda Cedro (9)