Petroleiros estão aprovando indicativos da FUP na maioria das bases que começaram assembléias

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás iniciaram no sábado, dia 24, as assembléias de avaliação dos indicativos da FUP de suspensão da greve que estava prevista para começar nesta segunda-feira, 26, e de aprovação da nova contraproposta apresentada pela empresa na sexta-feira, dia 23. A maioria os sindicatos filiados à FUP já está em processo de assembléias, com os trabalhadores aprovando os indicativos da Federação.

Em Minas Gerais, 80% dos trabalhadores que participaram das assembléias já concluídas aprovaram a contraproposta conquistada – 262 votos a favor; 45, contra e 19 abstenções. Falta apenas o Grupo 1 do Turno da Regap, que está de folga e só retorna na quinta-feira, 29. O resultado parcial de aprovação do acordo não tem como ser revertido em Minas.

Nas bases do Unificado de São Paulo, os trabalhadores também estão aprovando os indicativos da FUP em assembléias que serão concluídas na quinta-feira, 29. Até a manhã desta segunda-feira, 26, o resultado parcial no Unificado era de 452 votos a favor da contraproposta; 147, contra e 11 abstenções. Os petroleiros de São Paulo, Campinas e Mauá também realizaram nesta segunda-feira, 26, atrasos de duas horas, em média, nas trocas de turno das unidades da região, em protesto contra a 9ª rodada de licitações das áreas de exploração de petróleo e gás que a ANP realiza nesta terça, 27, e quarta-feira, 28.

Os petroleiros da Reduc e do terminal de Campos Elíseos, em Duque de Caxias, também estão aprovando a contraproposta conquistada. As assembléias terminam nesta terça-feira, 27, pela manhã. Na Bahia, nas bases do Rio Grande do Norte, no Ceará e no Amazonas, os trabalhadores também estão aprovando os indicativos da FUP.

No Norte Fluminense, o resultado parcial das assembléias é de suspensão da greve e de rejeição da contraproposta apresentada pela Petrobrás. Até esta segunda-feira, 26, à tarde, a parcial dos votos era de 1205 votos contra a aprovação da proposta; 827, a favor e 42 abstenções. Em relação ao indicativo de suspensão da greve, 1364 foram a favor do indicativo; 655, contra e 51 abstenções. No Espírito Santo, as assembléias começaram nesta segunda-feira, 26, e seguem até quarta, dia 28. A primeira parcial é de 24 votos a favor do indicativo de suspensão da greve, 10 votos contra e duas abstenções. Em relação ao indicativo de aprovação da contraproposta, 29 trabalhadores se manifestaram contra e 7 a favor.

No Paraná/Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco/Paraíba, as assembléias começam nos próximos dias.

Direção Colegiada da FUP