Petroleiros iniciam greve nesta quinta em todas as unidades da Petrobrás

Seguindo os indicativos da Federação Única dos Petroleiros e de seus sindicatos filiados, os trabalhadores da Petrobrás e subsidiárias aprovaram greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 17.

Os trabalhadores lutam por avanços na campanha reivindicatória, cuja proposta apresentada pela empresa no dia 07 foi amplamente rejeitada.

Os petroleiros também exigem a suspensão imediata do leilão de Libra, a maior e mais importante descoberta de petróleo dos últimos anos, que o governo pretende ofertar às empresas privadas no próximo dia 21. Outro ponto central da greve é a retirada de tramitação do Projeto de Lei 4330, que escancara a terceirização para as atividades fim, acaba com a responsabilidade solidária das empresas contratantes e ataca direitos históricos da classe trabalhadora.

A greve foi aprovada em todas as bases da FUP, de Norte a Sul do país, e começa a partir da zero hora desta quinta nas refinarias, terminais, plataformas de petróleo, campos terrestres de produção, usinas de biodiesel, termoelétricas e unidades administrativas da Petrobrás, Transpetro e demais subsidiárias. Na Lubnor, no Ceará, os trabalhadores farão uma assembleia na manhã desta quinta para avaliar se aderem à greve, que foi aprovada nas demais bases do estado.

Na Bahia, o Sindicato dos Petroleiros, junto com a CUT, já iniciou nesta quarta-feira, 16, uma grande mobilização com os trabalhadores terceirizados que atuam nas unidades do Sistema Petrobrás. Na Bacia de Campos, o Sindipetro orientou os trabalhadores das 39 plataformas que aprovaram a greve a realizarem assembleias simultâneas em todas as salas de controle a partir das 19 horas desta quarta para estabelecer estratégias de parada de produção, entrega da plataforma e solicitação de desembarque.

A greve contará com a participação dos trabalhadores terceirizados, que exigem que a Petrobrás e subsidiárias implementem nesta campanha o fundo garantidor. Sindicatos que organizam esses trabalhadores, como metalúrgicos, construção civil, igilantes, entre outras categorias, atuarão em conjunto com os Sindipetros ao longo de toda a greve.